‘Chuvas de Verão’, o filme de Cacá Diegues que foi gravado em Marechal Hermes na década de 1970

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Divulgação

Um dos grandes cineastas da história do Brasil morreu na madrugada desta sexta-feira (14/02). Cacá Diegues deixa uma vasta e consagrada produção audiovisual. Entre tantos filmes, existe um que não é dos mais famosos, mas que não perde em nada em qualidade cinematográfica.

PUBLICIDADE

Chuvas de Verão conta a história de Afonso (interpretado por Jofre Soares), que ao se aposentar, decide viver com tranquilidade no subúrbio onde mora. Em sua primeira semana de ócio, durante a estação mais quente do ano, ele se envolve com os problemas de sua filha, de seus amigos e de sua vizinhança, aprendendo com eles a viver novamente. A vida seguia nesse curso até que ele passa a expressar por Isaura (Mirian Pires), sua vizinha de tantos anos, uma relação de amizade, amor e respeito.

As filmagens foram feitas em Marechal Hermes, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. Cacá Diegues chegou a morar no bairro durante a pesquisa. O cineasta alugou uma casa na mesma rua onde o personagem Afonso viveu sua história.

Cacá Diegues escreveu em seu livro de memórias que a obra não foi bem recebida pela crítica estrangeira, que costumava aplaudi-lo. O cineasta atribuiu isso ao fato de ser um filme sobre “pessoas banais“.

“Era um filme sobre pessoas banais, mais difíceis de serem observadas por estarem perto demais dos observadores”, relatou Cacá.

O velório de Cacá Diegues foi marcado este sábado (15), das 11h às 16h, na Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual Cacá fazia parte. O corpo do diretor será cremado no Caju na sequência.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp 'Chuvas de Verão', o filme de Cacá Diegues que foi gravado em Marechal Hermes na década de 1970ddr newsletter 'Chuvas de Verão', o filme de Cacá Diegues que foi gravado em Marechal Hermes na década de 1970

2 COMENTÁRIOS

  1. Assisti a esse lindo filme, com extraordinárias atuações desses atores inesquecíveis, Jofre Soares e Miriam Pires, dirigidos de forma tão sensível pelo mestre Cacá Diegues. Cacá foi um dos maiores diretores do nosso cinema e um lúcido pensador, trazendo sempre grandes reflexões sobre o que significa, para todos nós, fazer parte da cultura e das mazelas brasileiras. Sua obra será sempre lembrada! Viva Cacá, eterno!

  2. Bom, não somos eternos não é?
    Está certo o dia e hora que deixaremos de existir, infelizmente.
    Que CACÁ descanse em paz, meus sentimentos aos familiares e amigos neste momento tão difícil e tristeza e agradendo desde já o que ele fez pelo cinema Brasil. Parabéns CACÁ DIEGUES!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui