Chuvas no Rio de Janeiro: saiba o que os seguros de carro e de residência cobrem em casos de prejuízos

Com as fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro e municípios, muitas pessoas acumularam prejuízos devido às inundações. Mas quem tem seguro de automóvel e residencial pode ter ressarcimento de pelo menos parte dos danos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pedestres e veículos de todos os tipos enfrentaram zona de alagamento na Avenida Brasil, altura do bairro do Irajá, zona norte do Rio de Janeiro — Foto: Fausto Maia/Thenews2/Estadão Conteúdo

Com as fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro e municípios vizinhos nos últimos dias, muitas pessoas acumularam prejuízos devido às inundações, como queda de árvore em carros, água dentro de casa e até mesmo móveis e eletrodomésticos danificados. Mas quem tem seguro de automóvel e residencial pode ter ressarcimento de pelo menos parte dos danos.

A maioria dos seguros de automóveis — completos ou compreensivos, de cobertura ampla — preveem indenização por alagamento. Para imóveis, é preciso verificar a apólice para ter certeza se os danos de alagamentos e deslizamentos estão cobertos pelo seguro.

O mais importante é entrar logo em contato com a seguradora e comunicar o sinistro. Basta informar todos os dados do veículo, por exemplo, explicando exatamente o que ocorreu. O pagamento de indenização é feito após a entrega da documentação completa e análise da seguradora.

O diretor-executivo do Sindicato das Seguradoras do RJ/ES, Ronaldo M Vilela, ressaltou a importância de estar atento a apólice. “A pessoa que contrata ou renova os seus seguros – no caso, de automóvel e de residência – devem prestar atenção ao que está coberto na apólice. Isso precisa ser feito antes da contratação, questionando o corretor para que não lhe reste qualquer dúvida sobre o que está incluído e, principalmente, excluído no seguro contratado. Geralmente, por um valor relativamente pequeno, consegue-se uma cobertura bem mais ampla para os bens a serem segurados.”, explicou.

Advertisement

O que os seguros costumam cobrir?

AUTOMÓVEIS

Alagamento e submersão

A maioria dos seguros — os chamados completos ou compreensivos, de cobertura ampla — prevê indenização por alagamento, submersão total ou parcial do veículo. Logo, quem ficou preso no engarrafamento e teve seu carro invadido pela água tem chance de recuperar o prejuízo.

IMÕVEIS

Alagamento e deslizamento

No caso de casas e apartamentos, é preciso se certificar se a apólice cobre danos causados por alagamentos e deslizamentos. São duas coberturas separadas, mas que podem ser contratadas em conjunto.

Valor dos bens

É importante que o segurado atualize o valor dos bens segurados sempre que trocar eletrodomésticos e móveis, para que o reforço do valor seja suficiente para reposição dos bens semelhantes aos que tem no momento.

Apólice específica

Em áreas de alto risco de enchente, desmoronamento e situações particulares, será necessária a elaboração de uma apólice específica, com cláusulas, condições e preço diferentes daqueles praticados nos contratos padrão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chuvas no Rio de Janeiro: saiba o que os seguros de carro e de residência cobrem em casos de prejuízos
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui