Cia de balé de São Petersburgo apresenta ‘O Lago dos Cisnes’ no Teatro Claro Mais

Encenada em quatro atos, a peça narra a comovente história da princesa Odette. Aprisionada no corpo de um cisne pelo maligno feiticeiro Von Rothbart

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Lago dos Cisnes (Foto: Divulgação)

No próximo dia 5 de junho, o Teatro Claro Mais Rio, em Copacabana, será o palco de uma das obras mais icônicas do balé clássico: “O Lago dos Cisnes”. Este balé dramático em quatro atos, composto em 1876 pelo renomado compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovski e com libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer, teve sua estreia no Teatro Bolshoi em 1877 e continua a encantar plateias ao redor do mundo.

Encenada em quatro atos, com um intervalo de 15 minutos entre o segundo e quarto atos, a peça narra a comovente história da princesa Odette. Aprisionada no corpo de um cisne pelo maligno feiticeiro Von Rothbart, Odette vive às margens de um lago formado pelas lágrimas de sua mãe. Durante o dia, ela permanece em forma de cisne, revelando-se como humana apenas por algumas horas à noite. Para quebrar essa maldição, ela precisa que um jovem virgem lhe declare amor eterno e fidelidade. Se for traída, Odette ficará para sempre condenada a viver como cisne.

A “Cia Ballet Clássico de São Petersburgo”, reconhecida mundialmente, traz ao público as ideias originais dos grandes coreógrafos russos dos séculos XIX e XX. Esta companhia privada de balé, aclamada internacionalmente, é conhecida por seu repertório deslumbrante, incluindo clássicos como “O Lago dos Cisnes”, “O Quebra Nozes”, “Romeu & Julieta” e “A Bela Adormecida”. A companhia se dedica a preservar a herança nacional do balé clássico russo, combinando emoção e elegância em cada apresentação. Com bailarinos altamente treinados, a companhia busca manter vivas as tradições e a beleza desta arte.

Advertisement

A Trama (por ato) de “O Lago dos Cisnes”

No primeiro ato, conhecemos o príncipe Siegfried, que, em seu aniversário de 21 anos, sai para caçar e se depara com um grupo de cisnes. Encantado, Siegfried segue as aves e, ao cair da noite, testemunha a transformação de um dos cisnes na bela mulher Odette. Ela revela sua condição, mas a aparição repentina de Von Rothbart interrompe o encontro. Siegfried tenta matar o feiticeiro, mas Odette o impede, pois a morte de Von Rothbart sem a quebra do feitiço a aprisionaria para sempre. O príncipe retorna ao castelo, reconhecendo que deixou para trás o seu verdadeiro amor.

No segundo ato, seguindo as aves pelas quais se encantou, Siegfried mal percebe o cair da noite e, de repente, se surpreende ao ver o mais belo dos pássaros que admirava se transformar numa linda mulher, Odette. A jovem revela a sua condição, mas, neste momento, o encontro é interrompido pela aparição de Von Rothbart. Siegfried então dispara uma flecha em direção ao feiticeiro, mas Odette entra na frente, pois a morte de Von Rothbart sem a eliminação do feitiço a aprisionaria para sempre. O príncipe volta para o castelo, mas reconhece para si que deixou para trás o seu amor.

No terceiro ato, durante sua festa de aniversário, Siegfried recusa todas as pretendentes apresentadas, apesar da pressão da rainha, sua mãe. Porém, ao ver Odile, a filha de Von Rothbart e gêmea má de Odette, ele é enganado e declara amor e fidelidade a ela, pensando tratar-se de sua amada. Percebendo seu erro, Siegfried foge em desespero.

No quarto ato, Siegfried encontra Odette no lago. Desesperada pela traição não intencional, Odette decide se sacrificar para se libertar da maldição. Siegfried se une a ela e ambos se jogam no lago, buscando a liberdade na vida após a morte. Com esse ato de amor verdadeiro, Von Rothbart é derrotado e Odette é finalmente libertada, podendo viver seu romance com Siegfried.

Serviço:

O Lago dos Cisnes

Teatro Claro Mais Rio
End.: Rua Siqueira Campos, 143 – 2º Piso – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21) 2147-5204

Dia: 5 de junho – quarta-feira

Horário 21h00

Duração: 120 minutos com 1 intervalo de 15 minutos.

Ingressos a partir de R$ 19,80 em até 6x.

Classificação Livre

Venda de Ingressos: https://uhuu.com/evento/rj/rio-de-janeiro/ballet-classico-de-sao-petersburgo-o-lago-dos-cisnes-13176?utm_source=site&utm_medium=bannersite&utm_content=brain-divulgacao&utm_campaign=organico_LagodosCisnes_tcrj

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cia de balé de São Petersburgo apresenta 'O Lago dos Cisnes' no Teatro Claro Mais
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Cia de balé de São Petersburgo apresenta 'O Lago dos Cisnes' no Teatro Claro Mais
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. São um grupo de falsos artistas. Já estiveram no Rio no ano passado, o “espetáculo” é de um amadorismo q às vezes chega a envergonhar. Economizem seu dinheiro.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui