Cia do Solo celebra 10 anos com mostra que estimula leitura e oralidade em evento com acessibilidade

Com rampas de acesso, intérprete de libras, livros acessíveis para leitura e troca-troca de livros, o evento busca democratizar o acesso à literatura.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cia do Solo - Foto Mariana Rocha

Comemorando sua primeira década de atuação, a Cia do Solo realiza a mostra Solos de Histórias – Cia do Solo 10 anos  , na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, circulando nos municípios de Duque de Caxias, Queimados e na Capital Fluminense. A programação é voltada para alunos e professores da educação infantil e fundamental, além de contadores de histórias, mediadores de leitura e comunidade no entorno dos espaços que vão abrigar a mostra.

A Cia do Solo foi criada em 2013 pelos atores, palhaços, contadores de histórias e escritores, Gabriel Sant´Anna e Martha Paiva e traz em seu repertório 8 espetáculos, 20 sessões de histórias, 7 livros, além de oficinas e projetos audiovisuais.

Com rampas de acesso, intérprete de libras, livros acessíveis para leitura e troca-troca de livros, o evento busca democratizar o acesso à literatura.

Um dos principais objetivos da mostra Solos de Histórias – Cia do Solo 10 anos é divulgar a arte de contar histórias como um dos Patrimônios Imateriais presente nas diversas culturas, como a oralidade presente na cultura negra, através dos Griots. Além disso, busca também ampliar o campo de atuação do profissional de narração de histórias, incentivar a leitura e a prática de rodas de histórias.

Advertisement

Durante a mostra, além das sessões de histórias realizadas pelo próprio grupo e por contadores convidados, também serão realizadas a troca de livros, exposição de colagens de Hanna Rodrigues e pinturas a nanquim de Fran Junqueira, respectivamente ilustradoras dos livros “Um Gato Chamado Zé” e “A Festa do Menino”, ambos de autoria de Gabriel Sant´Anna.

SERVIÇO:
Mostra artística Solos de Histórias – Cia do Solo

03 de outubro – Biblioteca Parque de Manguinhos – Av. Dom Hélder Câmara, 1184 – Benfica, Rio de Janeiro (10h às 16h)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cia do Solo celebra 10 anos com mostra que estimula leitura e oralidade em evento com acessibilidade
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Cia do Solo celebra 10 anos com mostra que estimula leitura e oralidade em evento com acessibilidade
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui