A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro participa da LAAD – Defence & Security 2025, uma das principais feiras internacionais de defesa e segurança pública, que acontece entre os dias 1º e 4 de abril no Riocentro, na Zona Oeste da capital. O evento reúne mais de 400 marcas de 28 países.
Durante a feira, a PMERJ demonstra sua capacidade operacional e o uso intensivo de tecnologia no enfrentamento ao crime organizado e no patrulhamento ostensivo. Entre os destaques está o CICC Móvel, uma carreta adaptada como centro de comando e controle equipada com câmeras, drones, reconhecimento facial e leitura automática de placas, utilizada em grandes eventos como carnaval e réveillon.
A capacitação da nossa tropa para atuar nos diversos cenários e o investimento sem precedentes em recursos tecnológicos, em equipamentos operacionais e de proteção individual serão alguns dos principais destaques da participação da Corporação, afirmou o secretário da SEPM, coronel Marcelo de Menezes Nogueira.
A presença da PMERJ inclui ainda a exposição de veículos blindados do BOPE, retroescavadeiras utilizadas na retirada de barricadas, ambulâncias blindadas para resgates em áreas conflagradas e antenas móveis de monitoramento.
Outro ponto central da programação é a reunião do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares, com a presença de representantes de todos os estados. Eles participarão de palestras e atividades voltadas à troca de experiências no policiamento ostensivo.
A agenda de palestras da PMERJ está dividida em quatro dias e abrange temas como tecnologia, atuação de batalhões especializados e programas de policiamento de proximidade. No primeiro dia, o coronel Menezes ministra palestra sobre o crescimento do crime organizado e os desafios enfrentados pela corporação.
Outros temas abordados incluem o uso de câmeras operacionais portáteis, emprego do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM), atuação da Patrulha Maria da Penha, reconhecimento facial e soluções digitais desenvolvidas em parceria com empresas como Dahua, Extreme Solutions e 99.
Nos dias seguintes, a programação segue com apresentações sobre o uso de câmeras embarcadas, sistemas integrados de atendimento como o 190, atuação da Polícia Ambiental, e soluções logísticas com drones e caminhões comando. Também será detalhado o processo de certificação ISO 9001 da central de atendimento 190.