Na noite da última sexta-feira (15/03), ciclistas percorreram a região central do Rio de Janeiro em uma manifestação cobrando melhorias em relação à segurança no trânsito. A curiosidade é que eles estavam nus – ou quase isso.
O grupo iniciou o protesto por volta das 19h30, na Cinelândia; passou em frente ao Quartel General da Polícia Militar, na Rua Evaristo da Veiga; e chegou à Lapa.
Conhecida como ”Pedalada Pelada no Brasil”, a iniciativa faz parte da campanha anual ”World Naked Bike Ride”, na qual participantes de todo o mundo circulam de bicicletas totalmente sem roupas ou seminus, em março, em prol de maior segurança e respeito aos ciclistas, além de cobrarem que as leis de trânsito sejam cumpridas. No último domingo (10), o mesmo tipo de ato já havia acontecido no Centro de São Paulo.
Em 2024, o tema da campanha é ”Mais amor, menos motor’‘, visando conscientizar a população sobre o uso de veículos não poluentes e abordando a questão da segurança.
Vale ressaltar que, apesar da iniciativa se chamar ”Pedalada Pelada” e a maioria dos ciclistas não utilizar roupas, a nudez não é obrigatória.
Uma manifestação com duplo sentido que faz efeito sim, pois chama atenção e se torna curiosa pois poucos sabem o motivo certo ,tem meu apoio .
pura ideologia . é no exrmpo que somos ouvidos .
não precisa protestar nu pra exigir segurança e etc . se consegue com pacificação e respeito ao próximo .
existem canais legais para se conseguir as coisas mas parece que os participantes do ato precisavam de exposição, não de solução.
Mas que diferença faz o protesto pelado?