Cidade Arte: o bairro planejado mais seguro do Rio

Empreendimento da Calper na entrada Barra tem projeto de segurança com padrão internacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A segurança é um dos quesitos mais relevantes para quem está pensando em comprar um imóvel. E não é apenas a segurança do apartamento; o interessado também leva em consideração a infraestrutura do condomínio e a do entorno. O segredo para garantir a tranquilidade de toda a família está na importante parceria entre segurança e tecnologia. Estes dois temas inseparáveis são peças-chave do Cidade Arte, bairro planejado localizado próximo à Avenida Embaixador Abelardo Bueno, na entrada da Barra, que está ganhando forma pelas mãos da Calper.

“Desenvolvemos um projeto de segurança de padrão internacional que conta com várias referências de outros países que tornam o Cidade Arte o bairro mais seguro da cidade”, afirma Ricardo Ranauro, CEO da Calper,  construtora que tem mais de 100 projetos realizados, totalizando mais de 15 mil unidades entregues desde 1994. Segundo ele, antes de lançar, a empresa faz pesquisas com os potenciais clientes e também no pós-venda. “Percebemos que as pessoas procuram cada vez mais por bairros planejados que têm a segurança como item principal. Elas desejam também o lazer, o ar livre para as crianças, as atividades, o encontro através das esquinas, além de lojas e serviços para facilitar o dia a dia. Acredito que o carioca, principalmente, procura por lugares que têm tudo isso planejado. Tanto é que na pesquisa que fizemos com os compradores do Cidade Arte, o termo ‘bairro planejado’ foi um dos mais mencionados nas respostas, sendo determinante para o fechamento da compra”, conta Ranauro.

Um dos destaques são as câmeras equipadas com inteligência artificial (IA) para reconhecimento de placas e detecção proativa de atividades suspeitas com a possibilidade de convênio com autoridades públicas. Vale lembrar que a IA é um recurso cada vez mais adotado no mercado imobiliário. Prova disso está em um estudo da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) produzido pela Brain Inteligência Estratégica: 19% das empresas do setor já utilizaram alguma ferramenta de IA. “Estamos trazendo soluções que, antes, só poderiam ser vistas em filmes. É muito gratificante contribuir para a evolução do mercado imobiliário, pois todos ganham, ou seja, as construtoras, os moradores e o entorno”, ressalta Ranauro. O pacote de medidas do Cidade Arte inclui também: guarita fortificada com vidro balístico, vigilância 24 horas por meio de câmeras em todos os acessos do condomínio e fechadura smart em todos os apartamentos para cadastrar e administrar usuários, criar chaves temporárias e até para abrir a porta por meio de reconhecimento facial.

Bairro planejado que une arte, design e natureza

Além da segurança de padrão internacional, o Cidade Arte é um bairro planejado que conta com vários diferenciais, reunindo arte, design e natureza. Os números do projeto da Calper impressionam. Para se ter ideia, só de lazer serão mais de 60 mil metros quadrados (m²) que contarão com parque aquático com toboágua e diversos itens para agradar a todas as idades. A proposta, explica Ricardo Ranauro, CEO da empresa, é fazer um resgate das brincadeiras de criança para que elas deixem de lado celulares e outros eletrônicos. “Essa geração quase não sai mais de casa. É preciso retomar o convívio ao ar livre, a interação com os amigos e com a própria família”, observa Ranauro. O Cidade Arte tem esse objetivo ao oferecer itens como espaços para eventos e para piquenique, praça, fitness externo, ciclovia, pet place, pistas de skate, de patins e de corrida, cinco quadras de tênis de saibro, duas de areia, quatro poliesportivas e dois campos de futebol. Outro grande diferencial é o play kids que será equipado com brinquedos inclusivos, o que reforça a preocupação da Calper com a acessibilidade e a inclusão.

Advertisement

Todas estas atrações estarão em sintonia com a filosofia sustentável do bairro planejado, que terá mais de 70 mil m² de áreas verdes e arborizadas. Nesse sentido, o Cidade Arte conta com várias ações como fachada biofílica nos condomínios, recurso que traz as plantas para os apartamentos, e a plantação de mais de 1.200 árvores nativas da Mata Atlântica, que darão ao bairro planejado um microclima diferenciado. “Esse microclima terá de 1 a 2 graus de temperatura abaixo da região que vai estar no entorno do Cidade Arte, além de ter um percentual de oxigênio maior do que o ar fora dele”, complementa o CEO da Calper.

Outra iniciativa é com relação ao reservatório de água exigido pela prefeitura para a captação de água das chuvas: o do Cidade Arte tem seis vezes o tamanho determinado. “Além disso, nós estamos substituindo o asfalto, que é um derivado do petróleo, ou seja, combustível fóssil, por bloquetes mosaicos que não levam petróleo na sua composição. É a primeira vez que ruas de larga escala com este formato estão sendo feitas no Brasil”, diz Ranauro.

Localização valorizada

O Cidade Arte está localizado próximo à Avenida Embaixador Abelardo Bueno, entre a Linha Amarela e a Transolímpica, perto da Transcarioca e da Transoeste, e tem acesso fácil aos principais pontos da cidade. A região conta ainda com um sistema completo de transportes, ideal para quem procura praticidade, com BRT na porta e integração com o metrô. O morador estará próximo da Praia da Barra, do Hospital Vitória, do Shopping Metropolitano, do BarraShopping, do Via Parque Shopping, do Uptown, do Rio Arena, e do Hotel Hilton Barra, entre outras opções de comércios, serviços e lazer. Importante ressaltar que o Cidade Arte faz parte do mais novo bairro do Rio, a Barra Olímpica, região que vem se desenvolvendo e recebendo muitos investimentos públicos e privados ao longo dos anos. O decreto de regulamentação oficializando a lei da Câmara dos Vereadores, aprovada no final de 2022, foi publicado no último dia 2 de maio.

Para morar ou investir

Os resultados de vendas do Cidade Arte só confirmam a preferência das famílias por empreendimentos mais modernos, seguros, com lazer diferenciado e muita sustentabilidade. Após o sucesso do lançamento da primeira fase do Cidade Arte, marcada pelo Arte Jardim com 100% das unidades vendidas em 2 meses, a Calper apresentou em março a segunda fase, conhecida como Arte Botânica, a qual já registra a comercialização de mais de 75% dos imóveis. O empreendimento tem tipologias para atender a diversos perfis: apartamentos de dois quartos (60 m²), três quartos (74 m²), coberturas dúplex (de 119,20 a 145,37 m²), townhouses (no térreo – de 160 a 197 m²), e as unidades up gardens, com terraço privativo, de três quartos, que vão de 87 a 138 m². Há também opções de lojas de 76 a 114 m² para quem deseja abrir um negócio ou investir. Os imóveis residenciais têm preços a partir de R$ 449 mil pelo modelo de Gestão Compartilhada, uma evolução da obra por administração. Neste sistema, os clientes (investidores) são os donos do negócio, adquirindo uma fração do terreno. O grupo forma um condomínio e a construtora contratada executa o projeto. Todos os custos são rateados pelos compradores e, como não há a presença do agente financeiro (banco), esse formato de construção pode representar uma economia de até 30%. Sem contar que a modalidade é também uma forma segura de valorizar o seu investimento.

“Com a Selic (taxa básica de juros da economia brasileira) em queda, quem deseja comprar um imóvel para morar ou investir poderá encontrar uma excelente oportunidade no Cidade Arte. No nosso modelo, além de serem os donos do empreendimento, os clientes podem acompanhar de perto a evolução da obra”, frisa Ranauro. Outra vantagem apontada pelo executivo é a ausência de juros, apenas correção pelo INCC (Índice Nacional de Custo de Construção). Também não há saldo devedor na entrega das chaves. “O interessado não precisa apresentar comprovante de renda e tem até 48 meses (quatro anos) para pagar”, completa Ranauro.

Sempre na vanguarda, a Calper oferece uma experiência inovadora no estande de vendas do Cidade Arte com o uso da tecnologia Apple Vision Pro, um óculos que reproduz em 3D os ambientes para que o interessado tenha uma vivência de como será morar no bairro planejado. “A Calper é pioneira em oferecer esse tipo de experiência imobiliária no metaverso. Por ser um bairro que será implementado em longo prazo, a tecnologia, mais uma vez, foi uma grande aliada”, finaliza Ranauro. O estande e o apartamento decorado estão disponíveis das 9h às 19h, na Avenida Ator José Wilker, 600, na Barra.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cidade Arte: o bairro planejado mais seguro do Rio
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Esse veículo não deveria classificar essa matéria contratada pela Incorporadora como “PUBLICIDADE”? Assim as pessoas não perdem seu tempo lendo matérias pagas.

  2. O local é Jacarepaguá não Barra. Um exílio no meio do nada. Imagine o valor do condomínio para a manutenção de tudo que está prometido no projeto. Embarca nessa canoa furada quem quiser.

  3. Chamar de “Barra” é forçar a Barra!
    Ali é Curicica e o uso repetitivo da palavra “segurança” é pra desviar a atenção de que está sendo construído atrás da Cidade de Deus

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui