Na próxima segunda-feira (24/04), a Cidade das Artes Bibi Ferreira inicia o projeto Visita Guiada, que conta toda a história do maior complexo cultural da América Latina. Com duração de cerca de uma hora, a atividade é aberta ao público interessado em conhecer o equipamento.
O projeto dá a oportunidade de o visitante conhecer os espaços externos e os teatros. Com isso, é possível aprender sobre a memória da Cidade das Artes, conhecer as curiosidades da arquitetura local e características de cada ambiente.
O roteiro começa na praça onde tem os espelhos d’água, chafarizes e o jardim. O local permite a montagem de grandes shows, convenções e atividades educativas para crianças. A área coberta tem capacidade para mais de três mil pessoas, com destaques, por exemplo, para os festivais Back to Black e REP Festival, o projeto Aquarius e o show do cantor Wesley Safadão, que teve o maior público da casa, com 13 mil pessoas.
O próximo passo da atividade é a visita à Esplanada Luiz Paulo Horta (em homenagem ao jornalista e crítico musical), onde o acesso é pela escada rolante ou pelo elevador panorâmico. Ao chegar, os participantes visitam as galerias de arte e o Teatro de Câmara, que é o segundo maior da casa com 439 lugares. Em seguida, é a vez da Sala de Leitura, um espaço totalmente aberto ao público e voltado para a literatura e artes, com computadores disponíveis e acesso gratuito à internet.
A Arena da Grande Sala, onde são realizadas exposições de arte, design e moda também faz parte do roteiro. A visita guiada é encerrada na Grande Sala, o maior teatro da Cidade das Artes com 1.222 lugares, que já recebeu renomados artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Lulu Santos, além de diversos festivais nacionais e internacionais.
Para participar do projeto Visita Guiada é necessário agendar a visitação pelo e-mail eventos.cidadedasartes@gmail.com. A visita pode ser feita em qualquer dia da semana, das 10h às 17h, em grupos de até 20 pessoas.