Cidade das Artes recebe Festival de Fado em Novembro

O Festival Fado Rio de Janeiro regressa nos dias 21 e 22 de novembro, com o tema “O Fado e a Guitarra Portuguesa" à Cidade das Artes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Completando 13 edições desde o seu início em Madrid, em 2011, o Festival do Fado promove esta arte e, por consequência, a língua e a cultura portuguesa por 17 cidades e 13 países da Europa, Ásia, África e América Latina. Com grandes artistas em apresentações, também realiza workshops, projeção de filmes e exposições representativas do Fado.

Pela sua vocação e para celebrar ao mesmo tempo a história e a atualidade do Fado, o Festival é considerado um encontro imprescindível para que os artistas portugueses cheguem a milhões de pessoas no mundo, com presença nos mais importantes palcos internacionais.

O primeiro dia da edição de 2023 no Rio de Janeiro recebe o concerto único a duas vozes de Cuca Roseta e Cristina Branco, e, no dia 22 de novembro, é a vez de Bernardo Couto se apresentar em um concerto dedicado à guitarra portuguesa.

Instrumento emblemático do Fado, os sons da guitarra portuguesa são inimitáveis. A história da guitarra portuguesa remonta ao início do século XIX. Ela nasceu nos bairros populares de Lisboa, onde os músicos de rua começaram a usá-la para acompanhar os cantores de fado. Ao longo do tempo, a guitarra portuguesa evoluiu, tanto esteticamente como em termos de popularidade, tornando-se o símbolo da música portuguesa, associada à nostalgia e às emoções do fado. Hoje, ela representa um património rico e vibrante da cultura portuguesa.

Advertisement

Cuca Roseta é uma das mais aclamadas e respeitadas vozes do fado. A fadista, que conta com sete discos editados – com assinatura dos mais prestigiados produtores mundiais – tem feito uma carreira de enorme sucesso, com grande reconhecimento dos media e do público. Cuca Roseta já passou pelos mais importantes palcos nacionais e mostrou todo o seu talento e a sua voz em mais de 50 países espalhados pelo mundo.

Pela sua carreira passaram momentos de partilha musical com: Bryan AdamsJúlio Iglesias, Ivan Lins, Djavan, Jorge Drexler, David Bisbal, Niña Pastori, Silvia Pérez Cruz entre outros. O seu disco de estreia foi produzido em 2011 por Gustavo Santaolalla prestigiado produtor e detentor de vários Grammys e Óscares, depois de Gustavo Santaolalla, também Nelson Motta, notável produtor brasileiro, ficou rendido ao talento de Cuca Roseta e produz o seu terceiro disco “Riu”, que viria a revolucionar a sua carreira.

Para este concerto no Festival do Fado Rio de Janeiro, Cuca Roseta preparou um espetáculo especial onde irá percorrer os clássicos do Fado e os melhores sucessos da sua carreira. A fadista quer ainda cruzar o seu canto com a cultura brasileira, tendo preparadas algumas surpresas para o público.

Cristina Branco é uma infatigável embaixadora da cultura portuguesa no Mundo. Ao longo das duas últimas décadas, tem-se afirmado como uma das mais prolíficas cantoras da atualidade, produzindo uma discografia notável.

A música tradicional Portuguesa e o fado são as suas principais raízes estéticas, mas a influência do Jazz, da literatura e dos músicos com quem partilha o palco, imprimem à sua música um cariz universal.

Uma trajetória que nasce na Holanda Cristina Branco in Holland (Live) (1997), para depois ressoar em toda a Europa com datas esgotadas em inúmeras cidades e vários discos editados, de onde se destacam Murmúrios (1998) e Post-Scriptum (2000) que reforçam o sucesso do seu primeiro trabalho, e que levam Cristina a ser galardoada com dois Prix Choc, os prestigiados prémios da revista francesa Le Monde de La Musique.

O seu terceiro álbum (2016) recebe o reconhecimento de Melhor Disco do ano pela Sociedade portuguesa de autores, primeiro capítulo de uma trilogia onde se incluem os joviais Branco (2018) e Eva (2020), que resultam em interpretações inovadoras da expressão musical tradicional do fado.

No Rio de Janeiro Cristina vem ao Festival do Fado apresentar o seu mais recente trabalho “Mãe” num regresso as origens do Fado e também irá repassar os seus principais êxitos.

Na quarta-feira, 22 de novembro, será a vez do Guitarrista Bernardo Couto apresentar um concerto dedicado à guitarra portuguesa.

Bernardo Couto começou a aprender a tocar guitarra portuguesa aos 13 anos com o guitarrista e compositor Carlos Gonçalves. Na Escola de Música do Conservatório Nacional completou o sétimo grau dos cursos de Guitarra Portuguesa e Formação Musical, tendo ainda feito as disciplinas de Análise e técnicas de composição, Acústica, História da Música e Música de Câmara. Estudou ainda com Pedro Caldeira Cabral, Paulo Parreira e Ricardo Rocha.

Só anos mais tarde começou a tocar profissionalmente na casa de fados Mesa de Frades tendo, a partir daí, iniciado um percurso como acompanhador tocando com Raquel Tavares, Camané, Ana Moura, e mais recentemente com Cristina Branco, António Zambujo e Rão Kyao. Integra ainda um duo com o bandoneonista Martin Sued, e o trio SUL com o pianista Luís Figueiredo e o contrabaixista Bernardo Moreira. Vem ao Brasil apresentar um concerto único de guitarra portuguesa.

SERVIÇO

unnamed 1 Cidade das Artes recebe Festival de Fado em Novembro

FESTIVAL DO FADO RIO DE JANEIRO
Cidade Das Artes (Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, 5300)
http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/ 
Data: 21 e 22 de novembro
Classificação: Livre

Programação
21/11, às 21h30:
Show: CUCA ROSETA e CRISTINA BRANCO
Local: Grande Sala
Duração: 90 min
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/86885/d/216281

22/11, às 21h30:
Show: BERNARDO COUTO
Local: Teatro da Câmara
Duração: 70 min
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/86886/d/216282

Atividades Gratuitas
21 e 22/11: Exposição- Foyer Grande Sala
21/11 – 19h30: Exibição do filme “Guitarras à Portuguesa” de Ivan Dias (90 min) na Sala Eletroacústica
22/11 – 19h30: – Conferência de Bernardo Couto com o tema “A Guitarra Portuguesa” na Sala Eletroacústica

Bilheteria física:
– Terça a Domingo de 13h às 19h. Porém, nos dias de espetáculos, o funcionamento se estenderá até meia hora após o início da apresentação.
*MEIA-ENTRADA: CONFIRA AS REGRAS DA LEI DE MEIA ENTRADA – https://bileto.sympla.com.br/meia-entrada/
É NECESSÁRIO APRESENTAR DOCUMENTO QUE COMPROVE O DIREITO AO DESCONTO NA ENTRADA DO ESPETÁCULO.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cidade das Artes recebe Festival de Fado em Novembro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Cidade das Artes recebe Festival de Fado em Novembro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui