Cidade do Rio encerra a campanha de vacinação antirrábica neste sábado

A última fase da campanha está programada para o próximo sábado (11/11) e se destinará aos bairros de Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz e Sepetiba

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Edu Kapps/SMS-Rio

A última fase da campanha de vacinação antirrábica organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (IVISA-Rio), está programada para o próximo sábado (11/11) e se destinará aos bairros de Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Paciência, Pedra de Guaratiba, Santa Cruz e Sepetiba. No período das 9h às 17h aproximadamente 90 postos estarão operando para vacinar cães e gatos em toda essa área.

A campanha teve início em agosto e foi conduzida de forma escalonada por bairros, divididos em cinco grupos para alcançar todas as regiões. O município do Rio encerra a campanha de vacinação antirrábica com resultados positivos. Nas etapas anteriores, foram vacinados mais de 380 mil animais, incluindo cães e gatos. O IVISA-Rio tem a expectativa de superar a meta de 500 mil animais vacinados no ano passado durante este último dia.

Aline Borges, presidente do IVISA-Rio, destaca a importância da adesão da população à vacinação antirrábica “Estamos chegando na última etapa com resultados positivos para a cidade do Rio de Janeiro. Isso se deve à grande adesão dos cariocas em proteger os seus animais, ajudando também a proteger a população. Nossa principal meta é ampliar ainda mais a cobertura vacinal em todo o município a cada ano. Não há melhor forma de prevenção contra a raiva do que a vacina.”

A raiva não tem sido notificada em cães e gatos no município do Rio de Janeiro há 28 anos, e entre os seres humanos há 37 anos. A vacina antirrábica deve ser administrada anualmente e é fundamental para a prevenção e controle da raiva. Os cães e gatos com mais de três meses de idade e que estejam saudáveis podem receber a vacina.

Advertisement

Aqueles que perderam a oportunidade de vacinar seus animais durante a campanha podem levá-los para receber a vacina antirrábica gratuitamente no Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Mangueira, ou no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho, em Santa Cruz. Essas unidades oferecem a vacina de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Veja a lista de postos para esta fase final no seguinte link: https://vigilanciasanitaria.prefeitura.rio/vacinacao-antirrabica/.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cidade do Rio encerra a campanha de vacinação antirrábica neste sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui