Cidade do Rio ganhará mais 80 mil novos pontos de luz de LED

O Rio de Janeiro terá mais 80 mil luzes de LED, além das 457 mil luminárias que já foram substituídas pela Prefeitura do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

No Rio de Janeiro, já estão em operação 457 mil luminárias de LED que foram instaladas em toda a extensão da cidade, ultrapassando a estimativa inicial de 450 mil luminárias estabelecida no contrato da Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública da Prefeitura. Em meio ao processo de modernização da iluminação urbana, a RioLuz identificou mais 80 mil novos pontos de luz que necessitavam de atendimento. Em decorrência desta atualização ao plano original, recentemente foi feito um ajuste contratual para incluir esses pontos adicionais. A PPP prevê um investimento total de R$ 1,4 bilhão na renovação do sistema de iluminação da cidade.

Na época que o contrato foi firmado com a subconcessionária Smart Luz, havia um cadastro na RioLuz com o total de 450 mil pontos de luz por toda a cidade. E constava no escopo da PPP atualizar esse número. À medida que o trabalho de modernização da iluminação começou a ser feito, fomos identificando mais pontos para serem atendidos e hoje contabilizamos 532 mil pontos de luz. Até o final do ano, vamos transformar a cidade em um Rio de LED” antecipa Eduardo Feital, Presidente da RioLuz.

Os postes que ainda não passaram pela modernização serão contemplados pela PPP durante o período de vigência da parceria. O contrato estipula a substituição dos postes de aço por modelos de fibra, que apresentam maior durabilidade e resistência a descargas elétricas. No total, cerca de 34.500 postes de fibra serão instalados em áreas como praças, ciclovias e parques. A PPP tem uma duração de 20 anos e engloba a manutenção e operação de todos os equipamentos.

No decorrer deste grande desafio de modernizar a infraestrutura de iluminação pública da cidade, a PPP enfrenta uma realidade difícil: os furtos de cabos e luminárias, que interrompem os serviços e afetam os cidadãos. E para ilustrar o prejuízo econômico, entre janeiro e julho, foram destinados mais de 6 milhões de reais para reparos de cabos e substituição de luminárias roubadas da rede.

Advertisement

Como medida para combater essa situação, a RioLuz, por meio da concessionária Smart Luz, implementou medidas anti-furto em pontos sensíveis da cidade, como a Linha Vermelha, a Avenida Brasil, o Túnel Velho, São Cristóvão e a área ao redor do Maracanã, locais frequentes de atos criminosos. E conforme a criminalidade se adapta, a PPP está estudando outras estratégias e projetos especiais para proteger a infraestrutura elétrica contra vandalismos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cidade do Rio ganhará mais 80 mil novos pontos de luz de LED
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui