Cidade do Rio pode registrar a maior temperatura do ano na quarta-feira, seguido de ventos fortes e chuva

Os cariocas voltarão a sentir altas temperaturas, com máxima prevista de 43°C, além da aproximação de uma frente fria que mudará o tempo a partir da tarde

Avenida Delfim Moreira, no Leblon / Imagem meramente ilustrativa / Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

O calor intenso do último domingo, quando os termômetros alcançaram impressionantes 40,9°C está prestes a retornar com força total à cidade do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (27/09). Segundo o Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio, as temperaturas estarão em elevação acentuada, e a cidade poderá registrar um novo recorde, com uma máxima prevista de 43°C. A temperatura mais alta registrada, até então, neste ano foi de 41,8°C em fevereiro.

O meteorologista do Sistema Alerta Rio, Bruno Dumas, esclareceu que altas temperaturas nesta época do ano não são incomuns: “A primavera é caracterizada como uma estação de transição para o verão, sendo comum o registro de temperaturas máximas em torno de 40°C neste período. Por exemplo, o maior registro da série histórica do Alerta Rio para o mês de setembro é de 41,6°C, em 12 de setembro de 2019, na estação Irajá

Por conta das altas temperaturas previstas, a umidade relativa do ar poderá atingir valores preocupantes, variando entre 12% e 20% em algumas áreas durante a manhã e a tarde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), índices de umidade abaixo de 30% indicam uma situação de atenção, e abaixo de 20% representam um estado de alerta. O Ministério da Saúde alerta que a baixa umidade pode aumentar a incidência de doenças respiratórias.

E nesse cenário, uma série de recomendações se faz necessária, pois o corpo demanda uma maior hidratação durante períodos de baixa umidade. Para evitar desconfortos, a população deve evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h. A orientação inclui o uso de garrafinhas de água e a incorporação de alimentos naturais, como legumes, verduras, leite e até pratos tradicionais, como arroz e feijão, que possuem uma maior quantidade de água em sua composição.

Pancadas de Chuva, Raios e Ventos Fortes:

Mudanças climáticas estão previstas para a tarde, com a aproximação de uma frente fria vinda do oceano. Espera-se pancadas rápidas de chuva, de intensidade moderada a forte, possivelmente acompanhadas de raios e rajadas de vento muito fortes (acima de 76 km/h).

Bruno Dumas acrescentou: “Na madrugada e manhã de quarta-feira, ventos quentes e secos associados à formação deste sistema ocasionarão elevação nas temperaturas e queda na umidade relativa do ar. A partir da tarde, instabilidades associadas ao deslocamento deste sistema sobre o oceano, reforçadas pelo calor, provocarão pancadas rápidas de chuva moderada a forte, raios e ventos fortes a muitos fortes.”

A previsão para quinta-feira (28/09) é de um declínio acentuado nas temperaturas na cidade, com chuvas fracas isoladas durante a madrugada. A temperatura máxima esperada não deverá ultrapassar os 26°C após a passagem desse sistema meteorológico.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui