Rio recebe exposição inédita e interativa sobre os 50 anos do celular

A mostra será realizada no Museu do Amanhã, com gratuidade no dia da abertura, na terça-feira (23/05) que vem

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Para mostrar as diversas mudanças pelas quais essa invenção revolucionária passou, Miguel Colker, diretor da Araucária Agência Cultural, idealizou a exposição “Celular 50” que apresenta ao público uma experiência totalmente inovadora, imersiva, sensorial e, acima de tudo, tecnológica, mostrando não só a história como as transformações sociais provocadas pelo telefone celular. “Queremos mostrar curiosidades e os impactos sociais e econômicos para o avanço da sociedade, de forma ampla, reflexiva e interativa”, ressalta.

A exposição, que será realizada no Museu do Amanhã, no Centro do Rio, conta com recursos audiovisuais, totens alfanuméricos, painéis e jogos em touch que trazem novidades e informações sobre o protagonista da revolução tecnológica mundial. Somente na terça-feira (23/05) que vem, na abertura da mostra, haverá gratuidade.

O público terá acesso à seis seções compõem a narrativa da exposição, são elas: Buraco Negro, Mobilidade e Liberdade, Popularização e Individualização, Multiplicidade, Excesso e Labirinto de Possibilidades. Em cada uma, haverá um mergulho em experiências que marcaram as gerações dos aparelhos celulares e seus devidos impactos, com um convite final a reflexão para o que ainda está por vir. 

No espaço “Labirinto de Possibilidades” especialistas falarão sobre a importância e uso do celular em suas vidas e também atreladas a temas como Educação, Cultura, Saúde, Diversidade, Democracia e Sustentabilidade. Entre os convidados que deram depoimentos exclusivos estão Leandro Karnal, Fernando Gabeira, Mariana Perroni, Sil Bahia e Sebastião Santos, o catador que protagonizou o filme “Lixo Extraordinário”.

Advertisement

No espaço “Mobilidade e Liberdade” estará o protótipo original do primeiro celular criado, o DynaTAC 8000X, uma relíquia cedida pela empresa Dyna LLC do inventor e “pai” do celular, o engenheiro americano Martin Cooper. O modelo veio diretamente dos EUA para o Brasil. Esta seção também terá a exibição de um modelo de telefone fixo e haverá um painel interativo com aberturas que simulam o flip de celulares da primeira geração. 

Patrocinada e apresentada pela Motorola, além de entidades como o Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, a exposição “Celular 50” também conta com o patrocínio da Claro e o apoio da Mosaico, Bemobi, Afya, Radix e Prill

Os ingressos podem ser comprados pela internet e terão hora marcada. O valor é de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). As gratuidades, que acontecem todas as terças-feiras, devem ser retiradas pelo site do Sympla: https://site.bileto.sympla.com.br/museudoamanha.

 Serviço: Exposição Celular 50

Abertura: 23 de Maio de 2023 

Horários de visitação: Terça a Domingo, das 10h às 18h (Inclusive feriados)

Local: Museu do Amanhã – Praça Mauá, 1 – Centro do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio recebe exposição inédita e interativa sobre os 50 anos do celular
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rio recebe exposição inédita e interativa sobre os 50 anos do celular
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui