A economia da cidade do Rio de Janeiro cresceu 3,6% em 2024 em relação ao ano anterior, com os valores já descontados da inflação. O resultado acompanha o ritmo da economia nacional, cujo Produto Interno Bruto (PIB) teve alta de 3,4%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O desempenho foi medido pelo Indicador de Atividade Econômica do Rio (IAE-Rio), elaborado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). O índice combina dados da arrecadação de impostos, como ISS e ICMS, com estatísticas do IBGE. Entre 2021 e 2024, o indicador acumulou crescimento de 9,2%.
“A economia do Rio vem avançando fortemente nos últimos anos, fruto do trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura – com novos projetos e iniciativas que atraem investimentos. A cidade recuperou a confiança e isso se reflete em mais pessoas vindo pra cá, movimentando mais a economia e gerando emprego e renda para quem mora aqui”, avaliou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima.
A SMDE também monitora mensalmente o setor de serviços, o principal da economia carioca. O Indicador de Atividades de Serviços do Rio (IAS-Rio) cresceu 2,8% em termos reais em 2024, somando alta de 9,5% no acumulado dos últimos quatro anos.
Os resultados do IAE-Rio e do IAS-Rio são publicados mensalmente no Boletim Econômico do Rio. O estudo completo pode ser acessado no Observatório Econômico do Rio, pelo site observatorioeconomico.rio.
O nome disso : Eduardo paes