Cidade do Rio retorna ao Estágio 2 após chuva intensa e ocorrências climáticas

O Centro de Operações Rio informou que 85 sirenes precisaram ser acionadas em 54 comunidades devido ao elevado acumulado de chuvas durante a madrugada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Tempo fica feio no subúrbio carioca | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio anunciou, às 9h25 deste domingo (21/01), que o município do Rio de Janeiro retornou ao Estágio 2 de alerta. Em decorrência das adversidades climáticas, a cidade foi elevada para o Estágio 3 de alerta às 2h50 deste mesmo dia.

Os estágios representam graus de atenção em uma escala com cinco níveis, indicando riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. E fatores como chuva intensa e outros elementos são determinantes para esta a mudança de grau.

Situação Atual:

De acordo com o Sistema Alerta Rio, no momento, o Radar do Sumaré não detecta núcleos de chuva significativos, apenas chuviscos isolados. As condições meteorológicas na cidade permanecem instáveis devido ao deslocamento de uma frente fria pelo oceano, trazendo consigo um transporte subsequente de umidade para o município.

Advertisement

A previsão aponta céu encoberto, com predomínio de chuva moderada ao longo do dia. Os ventos estarão moderados, ocasionalmente fortes e as temperaturas terão um declínio acentuado, com mínima prevista de 19°C e máxima de 30°C.

Balanço das Ocorrências:

O Centro de Operações Rio informou que 85 sirenes precisaram ser acionadas em 54 comunidades devido ao elevado acumulado pluviométrico em um curto período. Os pontos de apoio foram abertos pelos agentes comunitários de Defesa Civil para que os moradores dessas localidades se abrigassem.

E ainda foram registradas 32 ocorrências, como bolsões d’água em diferentes pontos da cidade, alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de árvores. Por questões protocolares de segurança, a Avenida Carlos Peixoto (Urca), a Estrada Grajaú-Jacarepaguá e o Alto da Boa Vista ficaram fechados por cerca de 4 horas.

A Avenida Brasil, na altura da Vila do João, sentido Zona Oeste do Rio, permanece interditada devido a um alagamento. As equipes da Prefeitura do Rio seguem trabalhando no local para a liberação. Já na Avenida Niemeyer, um deslizamento, na altura do número 314, ocupa uma faixa. As equipes também atuam na área.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cidade do Rio retorna ao Estágio 2 após chuva intensa e ocorrências climáticas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui