Cine Centímetro: Conservatória possui réplica do Cine Metro Tijuca

O Cine Metro Tijuca foi uma das principais salas de exibição de filmes do Rio de Janeiro entre 1940 a 1970

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Festival Cine Música

O distrito de Conservatória, em Valença, no Sul Fluminense, abriga uma réplica de 60 lugares do Cine Metro Tijuca, que foi uma das principais salas de exibição de filmes do Rio de Janeiro entre 1940 a 1970. O cinema original já foi demolido, mas a réplica tem o mobiliário original.

Idealizado por Ivo Raposo, um delegado de polícia e ex-projetor de cinema, a sala exibe principalmente filmes clássicos. Atualmente as sessões só ocorrem aos sábados e também em festivais e visitas de grupos.

O historiador do Instituto Rio21, Pedro Henrique, falou sobre os cinemas de rua, que atualmente são raros: “hoje, o Cine Metro não existe mais, porque foi demolido em 1977 com o objetivo de tornar esse espaço uma loja de departamentos. Ele foi um dos principais cinemas de rua do Rio de Janeiro. Essa é uma tradição que, infelizmente, não existe mais. Alguns ainda são exceção e ainda sobrevivem”.

Ele ainda reforçou a importância do Cine Centímetro: “é uma proposta de um cinéfilo, fã do Cine Metro Tijuca, que foi recuperando itens, mobília, filmes antigos, que ele ainda reproduz… é um aparato cultural de valor histórico muito grande“.

Advertisement

Segundo ele, é uma iniciativa muito importante, tanto pelo trabalho de museólogo feito, quanto pela distribuição de cultura para a população fluminense: “é muito valioso para a manutenção da cultura no Rio de Janeiro“.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cine Centímetro: Conservatória possui réplica do Cine Metro Tijuca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui