Cineasta Cacá Diegues encerra a primeira temporada de ‘Depoimentos Cariocas’

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A série Depoimentos Cariocas, criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, órgão integrado à Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (SEGOVI), para registrar memórias e reflexões de quem já teve o Rio como objeto de trabalho, chega a seu oitavo episódio tendo como convidado o cineasta Cacá Diegues. A entrevista, conduzida pelo Coordenador de Promoção Cultural do Arquivo Geral, Pedro Paulo Malta, pode ser conferida a partir desta terça-feira (21/12), às 17h, no YouTube da instituição (www.youtube.com/arquivodacidade).

Entre as perguntas respondidas pelo cineasta, há duas enviadas pelos convidados especiais desta edição, ambos protagonistas em filmes de Cacá: a atriz e cantora Zezé Motta – que estrelou “Xica da Silva”, entre outras produções – e o ator Antônio Fagundes, de “Deus é brasileiro” e outros filmes do cineasta. A abertura da entrevista traz uma saudação da presidente do Arquivo Geral da Cidade, Rosa Maria Araujo.

Entre os assuntos abordados por Cacá Diegues na conversa – com duração aproximada de 70 minutos – estão o Carnaval carioca (tema recorrente em sua obra) e o Rio de Janeiro como berço do Cinema Novo, além de suas lembranças de Botafogo. Este é o bairro em que o cineasta foi morar com a família aos seis anos de idade, ao chegarem de Maceió, cidade em que ele nasceu em 19 de maio de 1940. Sua memória passeia ainda pelos ensaios da Portela e pelos treinos do Botafogo de Futebol e Regatas (protagonizados por Garrincha, Didi, Nilton Santos e grande elenco) que presenciou na década de 1950.

Diferentemente das entrevistas anteriores, realizadas de maneira remota, a gravação deste episódio aconteceu, excepcionalmente, na casa do próprio entrevistado, no bairro do Alto da Boa Vista, onde todos os protocolos sanitários foram estritamente observados e seguidos.

Com a entrevista de Cacá Diegues, “Depoimentos Cariocas” encerra sua primeira temporada, iniciada em maio com o jornalista Zuenir Ventura. A série mensal teve como convidados, ainda, o antropólogo Roberto DaMatta (junho), o compositor e escritor Nei Lopes (julho), a educadora Terezinha Saraiva (agosto), o ex-prefeito do Rio Saturnino Braga (setembro), o escritor e jornalista Ruy Castro (outubro) e a cantora Áurea Martins (novembro). Todos os episódios podem ser conferidos na íntegra no YouTube do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro: www.youtube.com/arquivodacidade

Novidades no formato e na programação dos entrevistados estão previstas para a segunda temporada de “Depoimentos Cariocas”, a ser iniciada em janeiro de 2022, quando serão divulgados mais detalhes sobre a série.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cineasta Cacá Diegues encerra a primeira temporada de ‘Depoimentos Cariocas’
lapa dos mercadores 2024 Cineasta Cacá Diegues encerra a primeira temporada de ‘Depoimentos Cariocas’

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui