Cinelândia e Lapa são os cenários do último passeio do ano do ‘Rolé Carioca’

Na Lapa, o local de visitação será a Sala Cecília Meireles, localizada entre a escadaria Selarón e os Arcos da Lapa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Arcos da Lapa - Foto: Reprodução

O Rolé Carioca encerra a sua edição 2023 com um passeio imperdível pelas ruas do Centro do Rio. Desta vez, o roteiro passa pela Cinelândia e Lapa, enfatizando a representatividade artística e e vida cultural. Com participação gratuita e aberta ao público, o passeio acontece no dia 28 de outubro, a partir das 10h.

O ponto de encontro será no Museu da Arte Moderna (MAM), marco arquitetônico da cidade, onde os rolezeiros poderão admirar a paisagem e a arquitetura da construção, além de ter acesso a informações sobre eventos que impactaram a arte brasileira, como a exposição Parangolés, de Hélio Oiticica, a qual levou o morro da Mangueira para os salões do MAM.

O Theatro Municipal será o segundo ponto do trajeto, onde cariocas e turistas poderão entrar e matar as curiosidades sobre o equipamento, que é um dos principais palcos do cenário artístico nacional. No Municipal, símbolo da Belle Époque e da revitalização da cidade no início do século XX, há diversas obras de artistas renomados como Eliseu Visconti, Rodolfo e Henrique Bernardelli.

Na Lapa, o local de visitação será a Sala Cecília Meireles, localizada entre a escadaria Selarón e os Arcos da Lapa. No local que já funcionaram uma mercearia, um hotel e um cinema. Mas foi a música quem deitou raízes na construção, que ganhou o nome da poeta e pianista amadora. O passeio termina na Fundição Progresso, um dos espaços culturais mais efervescentes da cidade e onde funcionou uma fábrica de fogos. Na fundição muitas companhias e grupos cariocas têm a sua sede, como a Orquestra Petrobras Sinfônica, uma das mais conceituadas da América Latina, que receberá os rolezeiros para uma conversa.

Advertisement

“Com o Rolé, aprendemos que um mesmo roteiro pode ser visitado diversas vezes e ainda sim revelar novas facetas e camadas da cidade. Nesse roteiro, a Lapa e a Cinelândia se apresentam como palcos importantes para as diversas manifestações artísticas da cidade”,  afirmou a diretora de produção do Rolé Carioca, Isabel Seixas.

A edição de 2023 do Rolé Carioca conta com o patrocínio da Petrobras e White Martins e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal União e Reconstrução; patrocínio por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e copatrocínio da Estácio, em parceria com o Instituto Yduqs, e da First RH Group.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cinelândia e Lapa são os cenários do último passeio do ano do 'Rolé Carioca'
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Cinelândia e Lapa são os cenários do último passeio do ano do 'Rolé Carioca'
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui