A Prefeitura do Rio de Janeiro promove, às 11h30 desta quarta-feira (16/08), em parceria com L’Oreal Paris, uma ação contra o assédio. Serão realizadas ativações em pontos de ônibus e monumentos icônicos e uma grande ação na Cinelândia, na região central da capital fluminense, em que 100 estátuas em tamanho real representarão o percentual de mulheres que sofrem com assédio e mostrarão a dimensão do problema – 88 delas serão pintadas de laranja, representando as mulheres que já passaram por alguma situação de assédio ao longo de sua vida.
De acordo com uma pesquisa da IPSOS, a cada 100 mulheres, 88 vivenciaram experiências pessoais de assédio sexual, 84 testemunharam situações de assédio sexual e 86 sentem a falta de um treinamento adequado sobre como intervir para acabar com o assédio.
A ação na Cinelândia contará com a presença do secretário municipal da Casa Civil, Eduardo Cavaliere; da secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade; e da embaixadora de L’oréal Paris, Taís Araújo, reforçando a relevância da campanha na luta contra o assédio e a violência.
A iniciativa pioneira, parceria da L’Oreal Paris com a Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, inclui a capacitação de servidores públicos para identificar e prestar o auxílio adequado em situações de assédio. A ação integra o programa Stand Up, iniciativa global da L’Oréal Paris, que já capacitou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo e que pretende, só no Brasil, treinar mais de 75 mil pessoas até o fim de 2023.
O objetivo é amplificar o trabalho realizado pela Secretaria, que já promove ações de educação, acolhimento a mulheres vítimas de qualquer tipo de violência e assédio e combate a situações de violência – e terá seu lançamento em agosto em celebração aos 17 anos da Lei Maria da Penha, uma das mais importantes legislações de enfrentamento à violência contra a mulher no país.