Cinema Nosso abre inscrição para formação gratuita em Roteiro e Cinema para Direitos Humanos

Os cursos são direcionados para jovens de 18 a 29 anos e moradores dos municípios de Itaboraí, Macaé e Duque de Caxias

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A instituição sociocultural Cinema Nosso, reconhecida como uma das maiores escolas de audiovisual da América Latina, traz para 2023 uma nova proposta do projeto “Ginga: Inovar para transformar”. Este ano, o curso traz um formato diferenciado em duas turmas, sendo elas: Roteiro (36h) e Cinema (86h). Oferecido gratuitamente para jovens dos municípios de Itaboraí, Caxias e Macaé, as formações serão no formato online (roteiro) e híbrido (cinema), das 18 às 21h, às terças e quintas. A inscrição pode ser feita até o dia 10 de maio, no link: https://forms.gle/UeLshsqtVAyhuVsX7

“O cinema nosso me trouxe um novo olhar para arte, além de novas possibilidades de caminhos de futuro e boas conexões que vou levar para vida toda”, declara Kawane Chapetta Ferreira, aluna da turma de cinema do município de Itaboraí.

Para Isabel Rodrigues, Assistente de Formação Sénior do Cinema Nosso, o curso em roteiro e cinema do projeto Ginga são duas formações inovadora: “Esperamos ver grandes produções ao final de cada módulo. No ano passado vimos a riqueza de diversas narrativas, onde conseguimos navegar da intolerância religiosa ao assédio dentro dos transportes públicos. Para esse ano estamos ansiosos para saber quais temas os nossos alunos vão desenvolver – tendo em vista que é um projeto com produções voltadas para os Direitos Humanos. Itaboraí, Macaé e Duque de Caxias são três municípios que estão cheios de histórias que precisam ser roteirizadas e produzidas e o Ginga vem chegando nessa missão”, conta Isabel.

A abordagem das formações será dividida em partes – sendo a primeira focada na produção de roteiros com a temática dos Direitos Humanos (tema gerador de todas as formações Ginga) e técnicas de escrita cinematográfica, e a segunda passará pelas diferentes áreas de realização audiovisual, como: direção, fotografia, som e edição. A expectativa é que, ao final desse processo, seja realizado, coletivamente, um curta-metragem de até 15 minutos.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cinema Nosso abre inscrição para formação gratuita em Roteiro e Cinema para Direitos Humanos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui