Cinema Nosso promove atividade para campanha ‘21 Dias de Ativismo Contra o Racismo’

Com o tema ‘21 histórias, 21 mulheres negras na luta contra o racismo’, a instituição realizará a ‘Oficina de Colagem Digital na Construção de Narrativas’

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Criado há vinte anos com propósito de promover a luta antirracista, o Cinema Nosso participará da campanha de enfrentamento ao racismo e discriminação, contribuindo com a “Agenda Oficial do Movimento #21diasdeativismocontraoracismo”. Na programação cultural do mês de março, será realizada, no dia 9, das 18h30 às 21h30, a ‘Oficina de Colagem Digital na Construção de Narrativas’, aberta ao público geral, com prioridade para mulheres negras, trans, indígenas e/ou refugiadas. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de março pelo link: https://forms.gle/mo53UmiRrcTgtPPXA. Para participar, é necessário o acesso ao computador e ao programa Illustrator.

A oficina traz como tema ‘21 histórias, 21 mulheres negras na luta contra o racismo’ e irá apresentar aos participantes personalidades que fazem parte da história, cultura negra e da luta antirracista, como: Maria Firmina dos Reis; Dandara de Palmares; Tia Ciata; Angela Davis; Sueli Carneiro; Tereza de Benguela; Carolina Maria de Jesus; Dona Ivone Lara; Lélia Gonzalez; Oprah Winfrey; Chimamanda Adichie; Glória Maria; Djamila Ribeiro; Conceição Evaristo; Marielle Franco; Michelle Obama; Viola Davis; Rosa Parks; Mae Jemison; Elza Soares e Bell Hooks.

Serão realizadas pesquisas sobre essas mulheres, a fim de construir a narrativa sobre elas e, a partir disso, cada estudante poderá escolher um desses nomes para fazer uma colagem digital – considerando toda a história e o impacto que o nome escolhido tem, além de auxiliar na escolha de elementos visuais que ajudarão a contar essa história. Como metodologia, serão ensinadas: Possibilidades de Construção do Processo Criativo; Construção de Paletas de Cores, a partir dos sentimentos; Tipos de recortes; Escolhendo fotos, Intervenção Manual e Palavras Chaves; Tipografia; Como Materializar a Ideia; Direto de Imagem; Apresentando os programas de Illustrator e Photoshop.

Advertisement

O movimento negro brasileiro, historicamente, tem combatido as desigualdades sociais e lutado pela construção de outros modelos de sociedade livres do racismo. Mais do que nunca, precisamos ocupar os espaços sociais e culturais, criar e fortalecer ações antirracistas e contra todas as formas de opressão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cinema Nosso promove atividade para campanha ‘21 Dias de Ativismo Contra o Racismo’
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui