Circuito das Artes do Jardim Botânico completa 25 anos com programação especial no bairro

O evento acontecerá em dois finais de semana, 19, 20, 26 e 27 de agosto e contará com 80 expositores, diversas atividades, música e gastronomia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

No mês de agosto, o Circuito das Artes do Jardim Botânico, evento anual que reúne os principais ateliês e artistas do bairro, completa 25 anos e terá uma programação especial. Nos dias 19, 20, 26 e 27 de agosto, dois finais de semana seguidos, reunirá cerca de 80 expositores de moda, decoração, design, cerâmica, fotografia, pintura, papelaria, escultura e terá diversas atividades como oficinas de teatro, acrobacia e arteterapia. Tudo isso, além de um festival de corais e o 16º Circuito Gastronômico com oito restaurantes participantes. O Circuito das Artes do Jardim Botânico é gratuito, com programação de 12h às 19h.

Idealizado pelas artistas Cattia Capistrano e Gabriella Civitate, o Circuito percorre as ruas Jardim Botânico, Faro, Lopes Quintas, Visconde de Carandaí, Pacheco Leão e arredores, celebrando a cultura e os artistas locais, promovendo um dos eventos mais charmosos da Zona Sul carioca. Na edição especial de 25 anos, são esperadas cerca de 13 mil pessoas. 

“É um imenso orgulho chegar a 25a edição do evento, trazendo na bagagem o sucesso e a alegria que o Circuito das Artes do JB propícia, promovendo o crescimento e a divulgação da arte, da cultura e do empreendedorismo de pequenos produtores. Vale ressaltar que dedicação, perseverança, responsabilidade e respeito são ingredientes fundamentais nessa fórmula de sucesso”, diz a produtora Gabriella Civitate.

Como toda celebração merece uma atividade especial, a 25ª edição do Circuito das Artes do Jardim Botânico irá realizar duas ações durante o evento. Todos os ateliês e lojas participantes estarão recebendo livros e agasalhos para doação. Os livros serão destinados para o projeto Favelivro que, desde 2012, espalha bibliotecas comunitárias pelas comunidades do Rio de Janeiro com o objetivo de incentivar a educação e a cultura, democratizando o acesso à leitura. Já os agasalhos serão doados para o Instituto da Criança, uma organização que cria, desenvolve e gerencia projetos de educação e desenvolvimento social, além de patrocinar projetos parceiros, realizar eventos e campanhas de captação de recursos.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

“O Circuito tem uma tendência forte em unir pessoas e instituições com o propósito de promover ações sociais ligadas às comunidades e ao meio ambiente, com isso incentivar os visitantes a conhecer e se envolver com questões humanitárias e ambientais“, completa a produtora Cattia Capistrano.

Como já é tradição, o evento terá, em paralelo, a 16ª edição do Circuito Gastronômico que, neste ano, reunirá 8 restaurantes da região com pratos exclusivos. São eles: Maguje, de comida contemporânea; Prana, de comida vegetariana; Escama, de frutos do mar; Grado Restaurante, italiano; Sud, o Pássaro Verde, da chef Roberta Sudbrack; Ella Pizzaria; Espaço Gourmet na Sauer Danças; e o bistrô Absurda Confeitaria. 

Entre as atividades, O Tablado estará de portas abertas nos quatro dias de evento apresentando a metodologia dessa tão aclamada escola de atores no sábado, 19; um Festival de Corais no Jardim da Mangueira no simpático galpão de Bel Lobo com o Coro Come como um dos convidados; aula aberta de acrobacia aérea com a galera do Espaço  Lunático; um bate papo sobre os 25 anos do Circuito das Artes promovida pelo JB em Folhas & Histórias nos domingos 20 e 27; uma palestra com o tema: Arte e terapia em C. G. Jung, seguida de oficina de desenho no dia 19; e lançamento do livro ‘O brechó chique da Keka’, de Helen Pomposelli com oficina de Arteterapia para crianças no dia 20. Em todos os dias e horários do evento haverá a Exposição de João Rivera na Casa Caminhoá. 

Criado em 1998, o Circuito das Artes do Jardim Botânico aconteceu pela primeira vez para homenagear o 190º Aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, abrindo os ateliês do bairro para visitação. Com criação e coordenação das produtoras e artistas plásticas Gabriella Civitate e Cattia Capistrano, o principal objetivo é reunir os artistas do bairro. Completando 25 anos em 2023, o Circuito das Artes do Jardim Botânico é um dos eventos de maior expressão para o lançamento de pequenos empreendedores e voltado cada vez mais para a sustentabilidade. 

Serviço:
25º CIRCUITO DAS ARTES DO JARDIM BOTÂNICO

Data: 19, 20, 26 e 27 de agosto
Horário: 12h às 19h
Local: Jardim Botânico e Horto
Site oficial e programação: http://www.circuitodasartes.com.br
Instagram: @circuitodasartesjb
Evento gratuito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Circuito das Artes do Jardim Botânico completa 25 anos com programação especial no bairro

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Circuito das Artes do Jardim Botânico completa 25 anos com programação especial no bairro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui