Circuito gastronômico traduz em pratos inéditos os desconfortos vividos pelas mulheres no mercado da gastronomia

Cinco restaurantes do Rio de Janeiro participam da ação promovida pela Stella Artois

A partir de hoje (01/12), mais de 25 restaurantes em seis cidades do Brasil vão oferecer pratos especiais e cheios de representatividade além dos seus menus tradicionais – é o Circuito Uncomfortable Food, promovido por Stella Artois dentro do movimento Juntas na Mesa, criado para promover uma gastronomia com mais protagonismo feminino e equidade de gênero. Os pratos – que ficam disponíveis por apenas um mês, por valores a partir de R?35 – foram criados por chefs mulheres que, a convite da cerveja da Ambev, ressignificaram em experiências gastronômicas os desconfortos e desafios que enfrentam dentro das cozinhas profissionais apenas pelo fato de se identificarem como mulheres nesse mercado. Participam estabelecimentos do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Curitiba, cada um com seu prato autoral e criado 100% por mãos femininas.

Antes de chegar a esses restaurantes parceiros pelo país, Uncomfortable Food nasceu a partir da união entre chefs de cozinha referências no segmento, que juntas foram as primeiras a oferecerem em seus restaurantes criações que transformam o manifesto por uma gastronomia mais equalitária em pratos inéditos e sofisticados, mostrando sua potência e paixão pela profissão. Entre elas estão a baiana Bela Gil, as cariocas Kátia Barbosa e Andressa Cabral, a paulista Bel Coelho, a piauiense Cafira Foz, a mineira Bruna Martins, a indígena sul-mato-grossense Kalymaracaya Nogueira, a acreana Amanda Vasconcelos, a catarinense Michele Crispim e a baiana Nara Amaral.

O nome Uncomfortable Food foi criado em oposição à expressão “comfort food”, que é reconhecida na gastronomia para falar de comida aconchegante e de afeto. Esse tipo de comida normalmente é relacionado às mulheres, mas nas cozinhas profissionais, onde estão o lucro e a projeção de carreira, a figura do homem ainda prevalece. 

Confira os restaurantes do Rio de Janeiro que participam do Circuito Uncomfortable Food e suas respectivas criações:

Amelie

Restaurante liderado pela chef Sálua Bueno, vai servir a criação “Risoto PoliValente”, simbolizando toda a força amorosa da mulher na cozinha, que é capaz de inovar e utilizar, com muita versatilidade, suas habilidades para encantar e vencer os obstáculos em um meio tão árido à presença feminina. 

O prato, que é um risoto de beterraba em duas texturas com queijo de cabra e manjericão, conta com o ingrediente principal de forte vermelho, que representa versatilidade, já que pode ser consumido tanto cru quanto cozido e tanto frio quanto quente. 

O parto estará disponível nas unidades: BarraShopping; Botafogo, Botafogo Praia Shopping, Ipanema, Plaza Shopping Niterói, Shopping da Gávea e Shopping Leblon.

Bar da Frente

O restaurante da chef Mariana Rezende participa com o prato “Lingua de Fora”, inspirado em dois sentidos do termo, enfrentamento e exaustão. Ambos estão relacionados às dificuldades de um setor tão masculino. Segundo a autora, o nome informal representa sua personalidade e a do bar. A receita leva polenta cremosa com língua e agrião.

Endereço: R. Barão de Iguatemi, 388 – Praça da Bandeira

Belisco

No restaurante Belisco, da chef Monique Gabiatti, o público poderá experimentar os “Moelas da Fernandinha” que, segundo a criadora, foi inspirado na receita da avó, uma de suas maiores referências na cozinha junto com a sua mãe. O prato é composto por moelas de galinha cozidas com bastante cebola e outros segredos da avó da chef. 

Endereço: R. Arnaldo Quintela, 93 – Botafogo

Càm O’n – Thai Food

A criação da chef Ana Carolina Garcia é o “Pad Thodas”, que usa a delicadeza da rede de ovos e a força dos sabores do pad thai para representar o feminino e os desafios de ser mulher na cozinha profissional. Inspirado pela tradicional receita tailandesa, o prato é composto por polvo, camarão, lula e mexilhões na rede de ovos 

Endereço: Avenida das Américas, 500 – Bloco 9/ Loja 113 – Barra da Tijuca

Bar Kalango

Comandado pela chef Bianca Barbosa, vai servir o prato “As Brabas”. Inspirado pelas papas bravas espanholas, o prato que reúne batata frita, aipim frito e batata doce frita acompanhados de maionese de pimentas brasileiras representa as mulheres que são diversas e potentes.

Endereço: R. Arnaldo Quintela, 44 – Botafogo

Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui