Circuito gastronômico traduz em pratos inéditos os desconfortos vividos pelas mulheres no mercado da gastronomia

Cinco restaurantes do Rio de Janeiro participam da ação promovida pela Stella Artois

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A partir de hoje (01/12), mais de 25 restaurantes em seis cidades do Brasil vão oferecer pratos especiais e cheios de representatividade além dos seus menus tradicionais – é o Circuito Uncomfortable Food, promovido por Stella Artois dentro do movimento Juntas na Mesa, criado para promover uma gastronomia com mais protagonismo feminino e equidade de gênero. Os pratos – que ficam disponíveis por apenas um mês, por valores a partir de R?35 – foram criados por chefs mulheres que, a convite da cerveja da Ambev, ressignificaram em experiências gastronômicas os desconfortos e desafios que enfrentam dentro das cozinhas profissionais apenas pelo fato de se identificarem como mulheres nesse mercado. Participam estabelecimentos do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Curitiba, cada um com seu prato autoral e criado 100% por mãos femininas.

Antes de chegar a esses restaurantes parceiros pelo país, Uncomfortable Food nasceu a partir da união entre chefs de cozinha referências no segmento, que juntas foram as primeiras a oferecerem em seus restaurantes criações que transformam o manifesto por uma gastronomia mais equalitária em pratos inéditos e sofisticados, mostrando sua potência e paixão pela profissão. Entre elas estão a baiana Bela Gil, as cariocas Kátia Barbosa e Andressa Cabral, a paulista Bel Coelho, a piauiense Cafira Foz, a mineira Bruna Martins, a indígena sul-mato-grossense Kalymaracaya Nogueira, a acreana Amanda Vasconcelos, a catarinense Michele Crispim e a baiana Nara Amaral.

O nome Uncomfortable Food foi criado em oposição à expressão “comfort food”, que é reconhecida na gastronomia para falar de comida aconchegante e de afeto. Esse tipo de comida normalmente é relacionado às mulheres, mas nas cozinhas profissionais, onde estão o lucro e a projeção de carreira, a figura do homem ainda prevalece. 

Confira os restaurantes do Rio de Janeiro que participam do Circuito Uncomfortable Food e suas respectivas criações:

Advertisement

Amelie

Restaurante liderado pela chef Sálua Bueno, vai servir a criação “Risoto PoliValente”, simbolizando toda a força amorosa da mulher na cozinha, que é capaz de inovar e utilizar, com muita versatilidade, suas habilidades para encantar e vencer os obstáculos em um meio tão árido à presença feminina. 

O prato, que é um risoto de beterraba em duas texturas com queijo de cabra e manjericão, conta com o ingrediente principal de forte vermelho, que representa versatilidade, já que pode ser consumido tanto cru quanto cozido e tanto frio quanto quente. 

O parto estará disponível nas unidades: BarraShopping; Botafogo, Botafogo Praia Shopping, Ipanema, Plaza Shopping Niterói, Shopping da Gávea e Shopping Leblon.

Bar da Frente

O restaurante da chef Mariana Rezende participa com o prato “Lingua de Fora”, inspirado em dois sentidos do termo, enfrentamento e exaustão. Ambos estão relacionados às dificuldades de um setor tão masculino. Segundo a autora, o nome informal representa sua personalidade e a do bar. A receita leva polenta cremosa com língua e agrião.

Endereço: R. Barão de Iguatemi, 388 – Praça da Bandeira

Belisco

No restaurante Belisco, da chef Monique Gabiatti, o público poderá experimentar os “Moelas da Fernandinha” que, segundo a criadora, foi inspirado na receita da avó, uma de suas maiores referências na cozinha junto com a sua mãe. O prato é composto por moelas de galinha cozidas com bastante cebola e outros segredos da avó da chef. 

Endereço: R. Arnaldo Quintela, 93 – Botafogo

Càm O’n – Thai Food

A criação da chef Ana Carolina Garcia é o “Pad Thodas”, que usa a delicadeza da rede de ovos e a força dos sabores do pad thai para representar o feminino e os desafios de ser mulher na cozinha profissional. Inspirado pela tradicional receita tailandesa, o prato é composto por polvo, camarão, lula e mexilhões na rede de ovos 

Endereço: Avenida das Américas, 500 – Bloco 9/ Loja 113 – Barra da Tijuca

Bar Kalango

Comandado pela chef Bianca Barbosa, vai servir o prato “As Brabas”. Inspirado pelas papas bravas espanholas, o prato que reúne batata frita, aipim frito e batata doce frita acompanhados de maionese de pimentas brasileiras representa as mulheres que são diversas e potentes.

Endereço: R. Arnaldo Quintela, 44 – Botafogo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Circuito gastronômico traduz em pratos inéditos os desconfortos vividos pelas mulheres no mercado da gastronomia
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui