Círio de Nazaré reúne milhares de fiéis em Saquarema

Expectativa é de Saquarema receba até meio milhão de fiéis até sábado (09/09)

Círio de Nazaré em Saquarema (Foto: Divulgação)

Teve início nesta semana, em Saquarema, uma das mais tradicionais festas religiosas do país. Trata-se do Círio de Nazareth. A festa, que é a mais antiga do país, será realizada até este sábado (09/09), com a expectativa de receber até meio milhão de pessoas. Neste feriado da Independência, milhares de fiéis se reuniram no centro da cidade para uma procissão.

A 393ª edição do Círio conta com uma programação festiva, que se juntará à programação religiosa organizada pela Igreja de Nossa Senhora de Nazareth. Durante a festa, shows serão realizados nas praças do Coração e do Artesanato, no Centro de Saquarema.

Devoção à Padroeira

Em 8 de setembro de 1630, no alto da colina onde hoje se encontra a atual Igreja Matriz, após uma grande tempestade, pescadores encontraram uma imagem da Virgem Maria, Nossa Senhora de Nazareth.

A imagem foi levada para a casa de um pescador e lá, teve início o culto à Virgem de Nazareth, com orações como a reza do terço e ladainhas. De acordo com relatos, muitas graças e prodígios começaram a acontecer, porém o de maior destaque é que a imagem sempre amanhecia no local onde foi encontrada. Ela era levada para casa do pescador e no dia seguinte a imagem estava novamente no local da aparição.

Vendo isso como um sinal Divino, o padre responsável pela região de Saquarema decidiu, junto com os pescadores, construir uma capela em honra à Nossa Senhora de Nazareth e para lá conduziram a imagem da Virgem Maria.

Devido à fama de milagrosa, a capela ficou pequena para receber tantos fiéis e peregrinos. Então, em 1660 começaram os esforços para construção de uma Igreja maior a fim de abrigar a imagem da Virgem de Nazareth, sendo concluída e inaugurada a atual Igreja Matriz no ano de 1837.

Advertisement
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui