Círio de Nazaré reúne milhares de fiéis em Saquarema

Expectativa é de Saquarema receba até meio milhão de fiéis até sábado (09/09)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Círio de Nazaré em Saquarema (Foto: Divulgação)

Teve início nesta semana, em Saquarema, uma das mais tradicionais festas religiosas do país. Trata-se do Círio de Nazareth. A festa, que é a mais antiga do país, será realizada até este sábado (09/09), com a expectativa de receber até meio milhão de pessoas. Neste feriado da Independência, milhares de fiéis se reuniram no centro da cidade para uma procissão.

A 393ª edição do Círio conta com uma programação festiva, que se juntará à programação religiosa organizada pela Igreja de Nossa Senhora de Nazareth. Durante a festa, shows serão realizados nas praças do Coração e do Artesanato, no Centro de Saquarema.

Devoção à Padroeira

Em 8 de setembro de 1630, no alto da colina onde hoje se encontra a atual Igreja Matriz, após uma grande tempestade, pescadores encontraram uma imagem da Virgem Maria, Nossa Senhora de Nazareth.

A imagem foi levada para a casa de um pescador e lá, teve início o culto à Virgem de Nazareth, com orações como a reza do terço e ladainhas. De acordo com relatos, muitas graças e prodígios começaram a acontecer, porém o de maior destaque é que a imagem sempre amanhecia no local onde foi encontrada. Ela era levada para casa do pescador e no dia seguinte a imagem estava novamente no local da aparição.

Advertisement

Vendo isso como um sinal Divino, o padre responsável pela região de Saquarema decidiu, junto com os pescadores, construir uma capela em honra à Nossa Senhora de Nazareth e para lá conduziram a imagem da Virgem Maria.

Devido à fama de milagrosa, a capela ficou pequena para receber tantos fiéis e peregrinos. Então, em 1660 começaram os esforços para construção de uma Igreja maior a fim de abrigar a imagem da Virgem de Nazareth, sendo concluída e inaugurada a atual Igreja Matriz no ano de 1837.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Círio de Nazaré reúne milhares de fiéis em Saquarema
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Círio de Nazaré reúne milhares de fiéis em Saquarema
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui