O Instituto Rio21 analisou dados da Anatel referentes ao Serviço Móvel Pessoal (SMP). Os números foram disponibilizados pela Base dos Dados e trazem uma série de informações sobre as operadoras de telefonia no Brasil e, nesse caso, na cidade do Rio de Janeiro entre 2019 e 2021.
A operadora que somava o maior número de contratos no final de 2019 foi a Claro, padrão que seguiu até julho de 2021, quando a operadora apresentou um crescimento de quase 700 mil contratos na cidade em relação a 2020. A operadora com menos contratos era a Oi:
Além da Claro, Oi, Tim e Vivo, outras operadoras também atuam no município. É o caso da Nextel e Americanet, por exemplo. As quatro primeiras, no entanto, são as que oferecem maior variedade de serviços aos consumidores, conforme observado no gráfico abaixo.
Em relação às modalidades de contrato, a maioria das empresas contabilizava mais contratos do tipo pós-pago em julho de 2021. A Vivo, principalmente, apresentava um número de contratos pós-pagos quase três vezes maior que o de pré-pagos. A Tim, por outro lado, mostrava uma pequena vantagem para os contratos pré-pagos:
Os dados analisados mostram que a Claro é a operadora que predomina na cidade do Rio. Mas, de forma geral, a disputa pela oferta de serviços é competitiva, já que a variedade de ofertas entre elas é semelhante. Além disso, os clientes parecem dar preferência aos contratos pós-pagos, ou então as operadoras oferecem mais pacotes de serviços nessa modalidade.