Clássico entre Fluminense e Vasco marca o início do ‘Campeonato Verde’

’Plantando Gols’ vai reflorestar 10 árvores para cada gol marcado no Cariocão 2023

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A sustentabilidade entrou em campo antes de a bola rolar entre Fluminense e Vasco, pela 8ª rodada do Campeonato Carioca, neste domingo (12/2), no Maracanã. A partida marcou o início da campanha ‘Plantando Gols’, firmada entre a Cedae, a Band e a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), que vai plantar 10 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para cada gol marcado na competição. O atacante Cano marcou duas vezes na vitória tricolor por 2 a 0 e garantiu mais 20 árvores para o saldo do projeto.

Os capitães dos times, Leo e Nino, trocaram mudas de ipês para simbolizar o lançamento da ação. Presidente da Cedae e tricolor de coração, Leonardo Soares acompanhou a partida e falou sobre a iniciativa que une esporte e meio ambiente.

“É muito gratificante fazer parte deste movimento. Precisamos incentivar o reflorestamento das áreas degradadas para proteger nossas bacias e continuar produzindo água de qualidade. Nada melhor do que a visibilidade do futebol para propagar esta ação. Vamos torcer para que os times façam muitos gols, assim, plantaremos mais árvores”, pontua Soares.

Em homenagem à famosa comemoração do atacante Germán Cano, autor dos dois golaços do jogo, as 20 mudas plantadas serão de espécies que começam com a letra L, como lobeira e leiteira.

Advertisement

A campanha também vai contabilizar os gols marcados nas rodadas anteriores. Com os jogos deste domingo, chega a 940 o número de árvores que serão devolvidas à natureza. Atual artilheiro da competição, com “70 árvores”, Lelê, do Volta Redonda, comentou a importância do projeto.

Fiquei feliz com a iniciativa. Estão de parabéns! Saber que podemos fazer a diferença para o nosso planeta é um incentivo a mais para continuar buscando o caminho do gol. Vamos ser decisivos dentro e fora de campo”, festeja o atacante.

Este ano, os goleadores têm uma meta a ser batida: as últimas três edições do Cariocão cravaram a média de 241 gols, número que representaria 2.410 mudas, suficientes para preencher uma área do tamanho do Maracanã. Agora, a missão é multiplicar as bolas na rede para reflorestar um espaço ainda maior.

O “plantio dos gols” acontecerá no dia 10 de abril, segunda-feira seguinte à final do campeonato, às margens do Rio Guandu, em Queimados, na Baixada Fluminense. As mudas serão doadas e cultivadas pelo Replantando Vida, programa socioambiental da Cedae, que mantém sete viveiros florestais no Estado, com capacidade para produzir anualmente dois milhões de mudas de 254 espécies nativas da Mata Atlântica, sendo 40 ameaçadas de extinção.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Clássico entre Fluminense e Vasco marca o início do ‘Campeonato Verde’
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui