Claudia Chaves – ‘A Iluminada’: quando o riso nos salva

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre a peça ''A Iluminada'', protagonizada por Heloisa Périssé

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Heloisa Périssé em ''A Iluminada'' - Foto: Viviane D'Ávilla

O caráter autobiográfico das obras , muitas vezes, é rechaçado pelo próprio autor. Mas há autores e autores. A escrita de si, classicamente, é o termo que caracteriza quando o narrador em primeira pessoa se identifica explicitamente como o autor biográfico, mas vive situações que podem ser ficcionais. Esse exercício literário típico da modernidade se aguça com a presença fortemente selfie das redes sociais.

Heloisa Périssé, em ”A Iluminada”, faz um caminho bastante original. Em um monólogo, encena- um talk-show com todas as características. A personagem, Tia Dora, movimenta e interage com a platéia, faz exercícios, dá conselhos. Heloisa, que sempre foi bem- sucedida como autora, agora que contar algo que seja ressuscitador, dela e do público, convida Alex Lerner, o hábil repórter, para escrever em conjunto o texto. O resultado é um roteiro parodístico, com piadas engraçadíssimas que na voz de Heloísa ganham um significado amplificado.

A direção de Mauro Farias traz ao palco uma movimentação, cria um diálogo com as telas, brinca com a luz e permite que todo o brilho seja mesmo para a iluminada. Heloísa, com um figurino, ainda que um pastiche das executivas, é ótimo, circula pelo palco, impecável nas frases rápidas, cortantes, tirando gargalhadas, daquelas que as pessoas se sacolejam nas cadeiras. Com a voz plena, consegue encarnar uma personagem que ri de si própria, de suas histórias e de suas dificuldades.

A Iluminada é bem sucedida quando transforma a comédia em algo além do riso da piada fácil. Tudo é construído de tal forma que nos faz pensar como podemos nos permitir entender que tudo na vida é passageiro. Que mais do que o amor, o ridículo da vida vale quando não se tem medo de se expor e de transformar o que pode parecer péssimo em vantagem e alegria de viver.

Advertisement

SERVIÇO

A Iluminada

  • Período: Até 21/05
  • Dias e Horários: Sexta e Sábado, às 20h | Domingo, às 19h
  • Local: Teatro XP – Jockey Club Brasileiro
  • Endereço: Avenida Bartolomeu Mitre, 1.110 – Gávea – Rio de Janeiro/RJ
  • Ingresso: R$ 80
  • Informações: (21) 3807-1110
  • Vendas online

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Claudia Chaves - 'A Iluminada': quando o riso nos salva
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Claudia Chaves - 'A Iluminada': quando o riso nos salva
Jornalista, publicitária, professora universitária de Comunicação, Doutora em Literatura, Bacharel em Direito, gestora cultural e de marcas. Mãe do João e do Chico, avó da Rosa e do Nuno. Com os olhos e os ouvidos sempre ligados no mundo e um nariz arrebitado que não abaixa por nada.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui