Um tema recorrente nos diferentes suportes, linguagens, estrutura é aquele do profissional da cultura de massa ser um angustiada com a própria atividade. Assim foi no épico a Longa Noite de Cristal, de Oduvaldo Vianna Filho, com um desempenho soberbo de Oduvaldo Vianna Filho. Ou em Network/Rede de Intrigas com o papel que deu Oscar a Peter Finch. É nessa tradição que Caio Bucker produz o monólogo O Âncora, com Alex Nader, texto de Leandro Muniz.
A estrutura dramatúrgica escolhida é aquela que o diálogo é criado entre os textos reais ( no caso noticias) falados pelo personagens , que são intercalados por um alter-ego, consciência do próprio , que funciona para evidenciar os verdadeiros sentimentos através de críticas, piadas, encenações. Assim, percebe-se a capacidade de atuação de Alex que mudar a voz, pois faz desde o apaixonado marido até o abandonado ressentido, um locutor bêbado que fala o quer. O texto é parodístico, irônico, mas ao mesclar todos os sentimentos transforma Alex em vários personagens em um só corpo
A opção de se colocar o âncora, não nomeado, em um estúdio aberto torna-se um recurso interessante pois do espaço fechado e apertado que é visto pelo espectador na tela, amplia-se a visão para uma mobilidade que permite que o alter-ego possa também apresentar uma movimentação corporal , fundamental para jogar também com a expressão corporal que dá sentido ao que se é dito.
O texto de Leandro Muniz trabalha com todos os chavões para retomando-os lhes dá um novo sentido. A possibilidade de sair do lugar comum de um profissional de noticias atormentado pela realidade cruel do que é obrigado a ler é o que torna o texto interessante. A metáfora do âncora será tão boa se pensarmos que todos, ou quase todos, somos obrigados a viver regras que nos limitam, que não podemos dizer o que pensamos. E mais grave, que ficamos tal qual um barco que fica ancorado em um porto no qual jamais quisemos chegar.
SERVIÇO
Sede das Cias
- Endereço: Rua Manuel Carneiro, 12 – Lapa – Rio de Janeiro/RJ (Escadaria Selarón)
- Quando: Sextas e Sa?bados, 20h | Domingos, 19h