Claudia Chaves: Outras Marias – Sei que a força está com elas

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre a obra Outras Marias, em que se apresenta várias Marias importantes na  constituição da brasilidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Ariel Cavotti

As mulheres, dentro  da cultura ocidental, sempre foram apagadas, esquecidas, desprezadas. Longe das luzes, confinadas ao  calor do fogão, ao apuro da costura, ao cuidado com as crianças e a submissão , de todos os tipos, aos homens que a cercavam, podem até ser nomes de ruas, mas nada muito além disso. Outras Marias, com Clara Santhana  em que se  apresenta como várias Marias importantes na  constituição da brasilidade.

 O musical “Outras Marias” , escolhida para a programação de reabertura do Teatro Glauce Rocha, no Centro, ao mesmo tempo comemora  o mês da mulher, pois  celebra a força dessas personagens históricas.  O projeto nasceu de pesquisa da atriz e cantora Clara Santhana, conhecida por personificar Clara Nunes no musical “Deixa Clarear”, agora, ela evoca sete mulheres.

Há que se notar que o fio condutor é bastante interessantes, pois todas são figuras históricas que se chamam Maria, o nome de mulher mais popular no Brasil . Estão lá, mostrando como superaram todas as dificuldades, personagens como Maria Bonita e Maria Felipa de Oliveira (que lutou na Conjuração Baiana, em 1798) e Marias que se tornaram divindades em cultos de origem brasileira e matriz africana, como as Marias Molambo, Navalha, Quitéria e a mais conhecida delas, Maria Padilha, amante de um monarca no antigo reino de Castela.

 Clara é uma atriz vibrante e completa. Dança de forma encantada, com o ritmo, os gestos e as expressões corporais que as personagens exigem. Envolvida em um manto, do figurino funcional e bonito do premiado Wanderley Gomes, vai construindo as personagens ao mesmo tempo que a voz, o cabelo acompanham a interpretação com tal veracidade que a plateia se surpreende como uma só atriz no palco. Linda, encarna essa força avassaladora com uma rara beleza: a das mulheres a quem nada é capaz de deter. Ave Maria! 

Advertisement

Serviço:

Teatro Glauce Rocha

Sexta a domingo às 19h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Claudia Chaves: Outras Marias - Sei que a força está com elas
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Claudia Chaves: Outras Marias - Sei que a força está com elas
Jornalista, publicitária, professora universitária de Comunicação, Doutora em Literatura, Bacharel em Direito, gestora cultural e de marcas. Mãe do João e do Chico, avó da Rosa e do Nuno. Com os olhos e os ouvidos sempre ligados no mundo e um nariz arrebitado que não abaixa por nada.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui