Claudia Chaves: Pedro I – E único

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre o monólogo Pedro I

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Patrick Gomes

Retratar uma biografia, fazer monólogo que conte uma história, quando a maioria do gênero trata de fluxos de consciência. Pensamentos esparsos, opinião, apresentação de  sentimentos. Quando se encontra uma peça na qual um só artista encarna um personagem famoso e com uma imagem, muitas vezes, caricata e ao mesmo tempo consegue apresentar sentidos, conflitos, mensagem política é  muito raro. Em Pedro I o equilíbrio é alcançado com um ótimo resultado.

Pedro I nasce da inquietação de João Campany que junta-se a Daniel Herz, diretor e também co-autor para fazer um texto  que mistura elementos históricos e fictícios para se pensar o legado do Imperador, mas também pensar como se vê o Brasil nos 200 anos de Independência e como esse país funciona na atualidade. A dramaturgia , da qual também participa Roberta Brisson, é capaz de apontar o Brasil de hoje em sua gênese em  1822.

A direção de Daniel Herz constrói o personagem com todas as suas tintas. Intempestivo, apaixonado, sangue quente. Os atos impulsivos, a postura machista, a corrupção fazem parte do texto, mas também está na movimentação de João na arena do pequeno teatro e em como ele cresce, nos momentos corretos, sem qualquer exagero e  na medida do que deve tornar o personagem forte , hesitante, fraco. Mas grandioso.

O texto tem influências do teatro de Luigi Pirandello e Bertold Brecht, absurdo, acidez e engajamento  em que  se centra o conflito principal: O drama acompanha a tentativa delirante de Dom Pedro retomar o poder em 2022. No processo, ele enfrenta um artista que questiona os seus valores e sua conduta em relação ao trono. Porém, este embate não é fácil. Dom Pedro é autoritário e o ator não pretende permitir que seu corpo seja veículo para este governante de caráter e conduta duvidosas. E na dupla articulação, do texto  e da atuação,  que percebemos a  benfazeja atualidade do espetáculo.

Advertisement
  • SERVIÇO:
  • Casa de Cultura Laura Alvim
    Sextas-feiras e Sábados às 19h
    Domingos às 18h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Claudia Chaves: Pedro I - E único
Jornalista, publicitária, professora universitária de Comunicação, Doutora em Literatura, Bacharel em Direito, gestora cultural e de marcas. Mãe do João e do Chico, avó da Rosa e do Nuno. Com os olhos e os ouvidos sempre ligados no mundo e um nariz arrebitado que não abaixa por nada.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui