O Governador do Rio, Cláudio Castro, divulgou, na manhã desta quinta-feira (04/01), a nova data para a realização da primeira prova objetiva escrita do concurso da Polícia Militar. A aplicação será no dia 7 de abril. Os locais dos exames, assim como as demais etapas do concurso que oferece duas mil vagas para o Curso de Formação de Soldados (CFSd), serão em breve divulgados.
O processo seletivo foi retomado no início deste mês, após a contratação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para conduzir o concurso, que havia sido suspenso no final de agosto do ano de 2023. Na ocasião, uma falha na aplicação da primeira prova escrita objetiva levou ao rompimento do contrato com o Instituto Brasileiro de Apoio de Desenvolvimento Executivo (IBADE), responsável pela execução inicial.
“A aplicação da primeira prova objetiva representa uma grande vitória para a área de segurança do Estado, que contará com a recomposição do efetivo da Polícia Militar, assim como para os quase 120 mil candidatos inscritos, que há meses esperam pela retomada do concurso. Com mais 2 mil soldados da Polícia Militar, vamos ter um Rio mais seguro.” declarou Castro.
Durante o período de paralisação do processo seletivo, a Policia Militar resolveu questões jurídicas, incluindo a suspensão determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) devido à cláusula do edital que limitava o ingresso de mulheres em uma cota de 10%. Um acordo intermediado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE) garantiu a continuidade do concurso, eliminando essa cláusula e estabelecendo a classificação baseada apenas nas notas dos candidatos, independentemente de gênero.
A notícia foi dada por meio das redes sociais do Chefe do Executivo Fluminense:
Um absurdo a prova ser questionada porque definiu número de vagas para mulheres e homens separadamente.
Mulher não bota a cara na frente pra subir morro e na trocação de tiros não. Nunca vi em nenhuma operação policial que seja indo na frente.