Cláudio Castro apresenta ações que estão transformando o Rio em um estado mais sustentável

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

As potencialidades que tornam o Rio de Janeiro referência em transição energética foram apresentadas pelo governador Cláudio Castro nesta terça-feira (28/11), durante o evento CNN Talks: COP 28, realizado em São Paulo. “Ao longo das últimas décadas, o Estado do Rio tem sido protagonista na produção nacional de petróleo (84%) e gás (73%) e avança agora na transição para outras fontes de energia, limpas e sustentáveis. Inauguramos no Rio, por exemplo, uma termelétrica que usa gás do pré-sal. Somos a capital enérgica do Brasil. Temos o Porto do Açu, que tem como grande ativo a energia limpa“, destacou o governador.

No evento – que antecipou as discussões sobre os principais temas que serão pautas na 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos – Castro afirmou que estimular as vocações regionais está entre as prioridades de sua gestão.

Durante o painel “Brasil: o protagonista da agenda verde no mundo”, mediado pelo jornalista Márcio Gomes, o governador reforçou que o compromisso do governo com o meio ambiente foi oficializado com a criação da Secretaria de Energia e Economia do Mar, que hoje tem importantes projetos, como o programa Corredores Sustentáveis. Lançada na Rodovia Presidente Dutra, a iniciativa já conta com sete postos de combustíveis adaptados para abastecer veículos pesados com gás natural e biometano, emitindo menos gases do efeito estufa e gerando menos poluição sonora.

O uso de fontes mais renováveis, como a energia eólica e a solar, é extremamente importante para garantir um futuro sustentável para o nosso estado, o país e mundo. Em julho, iniciamos um projeto-piloto para testar a viabilidade de implantação de usinas eólicas offshore para a produção de energia a partir do vento em alto-mar. Além disso, estamos entre os dez estados com maior geração de energia solar“, ressaltou.

Advertisement

Leia também

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Pedro Paulo cada vez mais certo como vice de Eduardo Paes – Bastidores do Rio

O Rio de Janeiro na COP 28

A COP vai reunir líderes mundiais, ministros e outras autoridades para debater sobre os impactos das ações humanas no clima, e a negociação de acordos para adaptação e mitigação da crise climática nos próximos anos. Na conferência, a comitiva do Governo do Rio será liderada pelo vice-governador e secretário do Ambiente, Thiago Pampolha, e serão detalhados projetos também da Cedae.

Entre os dias 1º e 10 de dezembro, o Estado terá um espaço focado na gestão da água, na promoção da resiliência e na adaptação às mudanças climáticas. Os representantes do governo participam ainda da reunião de governadores do Consórcio Brasil Verde com o ministro do Desenvolvimento Regional, e nos debates sobre o Mercado de Carbono e projetos inovadores de preservação da água e dos manguezais.

Ações voltadas para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas são as pautas prioritárias da Secretaria do Ambiente. No Florestas do Amanhã, por exemplo, a previsão é reflorestar mais de 5 mil hectares de Mata Atlântica. Por meio do programa Conexão Mata Atlântica, o governo vai recuperar e realizar a manutenção da vegetação nativa e da biodiversidade na Bacia do Rio Paraíba do Sul. A secretaria também está criando um plano estadual de descarbonização para reduzir as emissões de carbono dos principais setores.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cláudio Castro apresenta ações que estão transformando o Rio em um estado mais sustentável

Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Claudio Castro inegavelmente diante das suas duas ultimas decisões na área da segurança pública demonstrou haver entendido que o êxito do seu governo está na moralização da atividade policial, e q para isso acabou com o poder absurdamente outorgado a PM como secretaria de Estado, ao fazer retornar a secretária de segurança pública, que jamais deveria ter sido extinta. Parabéns, governador, que precisa continuar no poder em novo mandato!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui