O governador Cláudio Castro se reuniu, na manhã desta quarta-feira (15/12), com 20 jornalistas. No café da manhã, realizado no Salão Verde do Palácio Guanabara, Castro apresentou um balanço de governo do ano de 2021 e tratou de temáticas como saúde, segurança pública e economia. O encontro também contou com a presença dos secretários Nicola Miccione, da Casa Civil, e Rodrigo Abel, do Gabinete do Governador, e do subsecretário de Comunicação Social, Igor Marques.
Na ocasião, o governador anunciou que vai lançar, no dia 25 de janeiro, o projeto Cidade Integrada. O programa envolve políticas sociais, de urbanização e de segurança nas comunidades.
– É um projeto completo e complexo. Não é só um programa para comunidades, mas de reestruturação do modelo de Segurança Pública do estado. Por isso, estamos em diálogo com os poderes. Não acredito em um tipo de política pública que é só entrar atirando em comunidades. Quero reforçar que nós já alcançamos, neste ano, os melhores índices de segurança da história, mas a ideia é ir além. O modelo dos batalhões, por exemplo, foi feito há muitos anos, quando o contingente, a radiografia e o perfil da criminalidade eram outros. Estamos avaliando e repensando todos esses aspectos, seguindo, claro, a legislação – explicou o governador.
Castro afirmou terminar o ano extremamente satisfeito com os resultados em todas as áreas do governo, incluindo a recuperação de 100% dos empregos perdidos durante a pandemia, a lei orçamentária para 2022 sem déficit pela primeira vez em cinco anos, a concessão da Cedae, o projeto Pacto RJ, que soma mais de R$ 17 bilhões em investimentos em infraestrutura, habitação, desenvolvimento social, saúde, entre outros.
– Não foi uma trajetória simples, mas os dados mostram que está dando certo. Temos feito um trabalho de reconstrução do Rio de Janeiro, e alcançamos crescimento em todos os setores. Temos, ainda, melhores legislações, um estado mais unido politicamente e um ambiente de negócios com cada vez mais credibilidade. O Rio tem sido, novamente, bem-visto e bem-quisto lá fora – reforçou ele.
Outro assunto abordado pelo governador no evento desta manhã foi o enfrentamento da epidemia de gripe.
– Temos a perspectiva de avançar ainda mais na vacinação contra a Influenza, abrir mais leitos de enfermaria no estado e aumentar o apoio aos municípios para o atendimento dos casos. A gripe tem um perfil totalmente diferente da covid-19, em que precisamos do reforço do atendimento ambulatorial. Estamos atentos e trabalhando também para o enfrentamento dessa epidemia, e bato muito na tecla da vacinação, tanto contra a gripe como contra a covid. Isso é essencial para vencermos essas questões – pontuou Cláudio Castro.
Governador, valorize o Galeão para aumentar o PIB do estado em 0,6%.
Fonte: FIRJAN