O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), iniciou as obras de recuperação no trecho estadualizado da Linha Vermelha, na noite da úktima quarta-feira (09/08). As intervenções serão realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) ao longo de 13,8 km, entre a Ilha do Governador, na Zona Norte, e a Rodovia Presidente Dutra, na Baixada Fluminense.
As obras incluem principalmente recapeamento asfáltico, paisagismo, sinalização vertical e horizontal, e a instalação de 102 postes de 9 metros, luminárias de LED e 37 câmeras de videomonitoramento em todos os acessos. O investimento previsto é de cerca de R$ 70 milhões e o prazo de entrega é de 90 dias.
Na cerimônia que marcou o início das obras, Cláudio Castro, afirmou que o projeto de recuperação desse trecho da Linha Vermelha visa melhorar as condições de acesso ao Aeroporto do Galeão e ao interior do Rio de Janeiro. “É um investimento que também traz mais segurança aos motoristas, com a implantação de câmeras de monitoramento. Há anos, a via está totalmente esburacada e com má iluminação” comentou.
Em entrevista à Rede Globo, Cláudio Castro, comentou sobre as medidas que serão tomadas para garantir a segurança dos que trafegam. “São 30km de obras e um recapeamento total. Vamos reforçar as laterais, e um muro em locais onde são considerados de risco. Um muro de 30cm para que a gente possa garantir a segurança de todos que passam por aqui” afirmou.
A Linha Vermelha estava integralmente sob gestão da Prefeitura do Rio desde os anos 1990, até que o Secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, solicitou a estadualização do trecho em questão, a fim de promover melhorias na via que recebe cerca de 140 mil veículos por dia.
As intervenções serão de extrema importância para os motoristas que utilizam a Linha Vermelha para acessar o Aeroporto Tom Jobim (Galeão), especialmente com a previsão de aumento do fluxo de veículos a partir do projeto de ampliação de voos.
A partir da interdição de uma faixa de rolamento na pista sentido Rodovia Presidente Dutra, a primeira etapa do serviço, prevê a fresagem e recuperação do pavimento asfáltico em um trecho de 1.7km. Os trabalhos serão executados entre 22h e 5h.
Muro? Não vai adiantar. Eles vem para pista, param tudo e atiram e todo mundo. O amigo da Ilha do Governador reclama de buraco? Pior está Marechal, que a rua Carolina Machado, uma das principais, tem entre várias barracas, até mesmo uma borracharia na calçada. E colocam até roda de carro e tabuleta, fechando a pista, com anúncio da suposta borracharia. De três pistas, vira uma, pois do lado direito ficam paradas as Vans. Aí vem o verão, vem a dengue, zica e etc… E aqueles pneus estão lá, expostos a chuvas, enchendo de água e mosquito. E a Prefeitura vem nas casas para ver mosquito. Lixo para todo lado. Construções irregulares nas calçadas. Tudo arrendado. E a gente pagando IPTU, para ter o bairro ” favelizado” pela própria Prefeitura, que fingi que a irregularidade não existe. Essa e a pior gestão de Eduardo Paes. Tudo no completo desmando sem fiscalizacao. Ordem Pública? Choque de ordem? Tá onde? E o IPTU só aumenta…
A obra de restruturação e uma excelente ideia, já era tempo. Agora melhor segurança está longe, Temos que restruturar as polícias. Todos com curso Superior ganhado no mínimo 15 mil . Igual a PRF. Assim a corrupção diminui e os policiais serão mas educado e menos corruptos A e contratar mas 30 mil homem. Estomo em guerra
.. Se não tem como interfecao militar Já.
A obra de restruturação e uma excelente ideia, já era tempo. Agora melhor segurança está longe, Temos que restruturar as polícias. Todos com curso Superior ganhado no mínimo 15 mil . Igual a PRF. Assim a corrupção diminui e os policiais serão mas educado e menos corruptos A e contratar mas 30 mil homem. Estomo em guerra Urbana. Se não tem como interfecao militar Já.
Tem que construir muro de caxias até o caju. Passa do pela Maré e parque das Miçoes principalmente.
Nada de novo. Como são incopetentes no combate a criminalidade é mais fácil e mais barato construir um muro para passar a falsa sensação de segurança na via.
Bando de políticos que só pensam no próximo mandato. Nojo.
Dar ordem para pagar o piso aos professores que é bom nada! O Diário do Rio fez campanha para eleger este desgoverno!
Muro de 30Cm? É sério isso? E somente agora que viram a degradação e abandono total dessa via? É melhor olhar mais um pouquinho, vários bairros da zona norte estão nas mesmas condições, totalmente abandonados pelo poder público, seja Estadual ou Municipal. Moro na Ilha do Governador e tenho que lidar com isso todo santo dia. Além de buracos e muitos remendos no asfalto, várias vias já não apresentam mais as faixas de trânsito, já se apagaram com o tempo. Mas a Prefeitura vai bem, obrigado!
Chega a ser cômico, para não dizer trágico. Milhares de pessoas transitam por ali todos os dias. Agora que pretendem recuperar a capacidade do Galeão resolvem melhorar a Linha Vermelha, abandonada há anos. Então isso confirma a importância que as Autoridades do RJ dão aos cariocas, fluminenses e todos que utilizam aquela via diariamente. Que se recupere a Linha Vermelha e outras vias, mas que seja uma rotina e não apenas em cumprimento ao velho jargão….”para inglês ver”.
Segregar é mais fácil do que fazer o patrulhamento!
Mas esse é o Cláudio Castro! O mesmo governador que mata os pretos e pobres das favelas cariocas!
Espero que a conta dele chegue logo, pois a população, que não aguenta mais a violência dos bandidos, agora têm que conviver com os assassinatos promovido por esse governo que não tem… ou melhor, tem um projeto de segurança pública da morte!
Essas reformas na Linha Vermelha são até bem vindas,mas só que eu achei estranho essa história desse muro.
Eu acredito que as autoridades estão fazendo um imenso esforço para ESCONDER as mazelas e os problemas do Rio da vista dos visitantes que vem de fora,com o tal desse muro e a tal dessa nova rota de barcas que querem fazer ligando a Ilha do Governador e a Marina da Glória.Tudo para dizer que o Rio está uma “maravilha”.
Lamentável e vergonhoso.Triste.