Claudio Castro escolhe Antonio José Campos Moreira para liderar o Ministério Público do Rio

Procurador mais votado pela categoria assume o cargo com a missão de comandar o MP no biênio 2025/2027.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O governador Cláudio Castro (PL) anunciou na tarde desta quinta-feira (02/01) a nomeação de Antonio José Campos Moreira como o novo procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro. A cerimônia de anúncio, realizada no Palácio Guanabara, contou com a presença do atual procurador-geral, Luciano Mattos.

Moreira, que venceu as eleições internas do Ministério Público do Rio (MPRJ) para o biênio 2025/2027 com quase 63% dos votos, assumirá o cargo após a publicação de seu nome no Diário Oficial do Estado, prevista para esta sexta-feira (03/01).

Embora tenha optado pelo candidato mais votado, Castro ressaltou que a escolha final para o cargo cabe ao chefe de Estado, que deve selecionar um nome entre os integrantes da lista tríplice, conforme previsto em lei. “Decano, experiente e com a credibilidade da classe”, foram as qualidades destacadas pelo governador para justificar sua decisão.

Com 37 anos de carreira no Ministério Público, Moreira possui vasta experiência na instituição. Ele já ocupou o cargo de procurador-geral interinamente por dois meses, em 2022, quando Mattos se afastou para concorrer à reeleição.

Experiência e Destaque no Combate ao Crime

No início de sua trajetória no MP, Moreira atuou como chefe de gabinete do então procurador-geral de Justiça, Antônio Carlos Biscaia, durante a operação que culminou na prisão do bicheiro Castor de Andrade em 1994. Na ocasião, Moreira e Biscaia mobilizaram policiais do serviço reservado da Polícia Militar e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para a ação no bunker de Castor. A operação resultou na apreensão da famosa “lista de propinas” do contraventor, que continha nomes de políticos, policiais e celebridades.

Ao longo de sua carreira, Moreira também se destacou como professor de direito penal e ocupou diversos cargos de chefia e coordenação criminal no MPRJ, incluindo a coordenação da primeira formação do grupo das Centrais de Inquérito (1995/1996) e o cargo de chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Claudio Castro escolhe Antonio José Campos Moreira para liderar o Ministério Público do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui