Os moradores do Complexo do Alemão terão de volta o Teleférico no próximo ano. Pelo menos é o que promete o governador e candidato à reeleição ao Governo do Rio, Cláudio Castro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28/09), durante visita à Estação Bonsucesso, a primeira das seis estações com as obras de reforma concluídas. Esta primeira fase de recuperação do sistema conta com investimento de R$ 16,9 milhões e tem previsão de entrega para dezembro deste ano. Cerca de 10 mil passageiros utilizavam o serviço
- “Aqui foi uma grande decisão de o Estado reassumir o Teleférico. Optamos por um material todo novo e o que estava em uso será reaproveitado como peças de reposição. Assim, geramos mais segurança para a população, sem falar no cabo utilizado, que agora terá o dobro de durabilidade do anterior. O Teleférico integra a comunidade ao asfalto. Retomar suas atividades é uma forma de mostrar respeito aos moradores, que, desde que os serviços foram suspensos, gastam mais tempo e dinheiro para se locomoverem“, afirmou Cláudio Castro.
Segundo Castro, o cronograma de obras está avançado, com a estação Morro da Baiana com 80% de obras concluídas, Alemão com 70% e Itararé, Adeus e Palmeiras com 30%, cada. As intervenções incluem melhorias nos sistemas elétricos, de iluminação e de controle, nas instalações hidráulicas, sanitárias e mecânicas, além de recuperação do ar-condicionado, coberturas e acabamentos. Na próxima etapa, serão investidos R$ 150 milhões para a modernização dos equipamentos pela Poma, empresa francesa que montou o sistema do Teleférico. Após esse processo, a Secretaria de Transportes vai realizar a licitação para operar o sistema.
- “As tratativas com a Poma foram oficialmente costuradas no fim do último ano, durante missão governamental na França, onde fechamos um acordo com a empresa para a reativação do Teleférico do Alemão. Esse é o poder do diálogo e resultado de um trabalho em conjunto, que visa trazer qualidade de vida para o morador do Complexo. A contratação da multinacional já está sendo finalizada e, em breve, o morador poderá contar novamente com esse importante serviço” , completou o governador.