Cláudio Castro lança o projeto Centro para Todos

Com 20 tendas móveis da PM em locais estratégicos, parceria do Centro Presente com o 5º batalhão e comerciantes vai contribuir para a revitalização da região

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Luis Alavrenga/Governo do Rio de Janeiro

O governador Cláudio Castro lançou, nesta quarta-feira (09/03), o projeto Centro para Todos, no Largo de São Francisco, no Centro do Rio. Idealizado pelas secretarias de Governo e da Polícia Militar, o Centro para Todos é uma parceria do Centro Presente com o 5° Batalhão da PM e os comerciantes da área. O projeto visa melhorar a segurança e contribuir também para a revitalização da região, com a ampliação das ações de assistência e inserção social e profissional voltadas para a população em situação de rua.

Vimos ao longo dos últimos anos o Centro sendo diminuído e, consequentemente, o comércio foi prejudicado. A segurança pública é transversal e permeia todas as áreas. Teremos 40 policiais atuando por turno no projeto, para que possamos voltar a frequentar e acreditar no Centro como antes. Além de se destacar pelo desenvolvimento econômico e comércio, é riquíssimo em cultura e guarda a história da nossa cidade, estado e país. Ter um olhar especial voltado para o Centro é irradiar daqui para fora todas essas melhorias“, disse o governador.

Para reforçar a segurança, 20 tendas móveis da Polícia Militar serão montadas em locais estratégicos, de acordo com informações fornecidas pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) do estado. Além disso, para agilizar a ação da polícia, o projeto propõe que os lojistas do Centro que utilizam câmeras externas apoiem a iniciativa, facilitando o acesso das imagens aos agentes de segurança, sem necessidade de autorização prévia ou intimação judicial.

A iniciativa conta com o apoio do SindilojasRio e do CDLRio. Para acompanhar e discutir as ações a serem realizadas pelo Centro para Todos, serão promovidas reuniões na sede do SindilojasRio com os empresários dos polos comerciais da região, como Saara, Sarca, Rio Antigo, Polo da Praça XV, Polo das Confeitarias e Polo da Praça Mauá.

Advertisement

“Para nós, comerciantes, depois de dois anos de pandemia e muitos comércios prejudicados, olhar hoje para vocês é muito maior do que podem imaginar. Eu não pensei que esse momento chegaria em menos de 40 dias após eu dialogar com o governo. Gostaria de fazer esse agradecimento formal por terem aberto as portas para nós”. relatou a representante do comércio do Centro e membro da Associação do Polo Saara, Maria Isabel Castro.

Reforço na assistência à população em situação vulnerável

Em relação à população em situação de rua e vulnerável, a proposta é aumentar abordagens da assistência social, incentivando essas pessoas a aceitarem apoio psicológico e encaminhamento a serviços de reinserção social e de capacitação profissional. Esse trabalho será feito com o apoio do programa RJ para Todos, da Secretaria de Estado de Governo.

Durante a cerimônia, também estiveram presentes os secretários de Governo, Rodrigo Bacellar; de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires; de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah; além de outras autoridades.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cláudio Castro lança o projeto Centro para Todos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui