A nova pesquisa do instituto Prefab Future mostra o governador Claudio Castro (PL) liderando a disputa a governador do estado do Rio, com 15,1%. Em seguida aparecem Marcelo Freixo (PSB) com 11% e Garotinho (União Brasil) com 10,1%, em empate técnico. Nesse levantamento, Freixo e Garotinho tiveram uma redução significativa em suas rejeições. Freixo tinha 27,5% na sondagem da Prefab de março e agora tem 18,8%. Garotinho tinha 40,7% e agora marca 28,5%.
Na última pesquisa realizada pela Prefab, em março deste ano, Claudio Castro tinha 11%, Garotinho, 12,5% e Marcelo Freixo liderava, com 15,4%. Mostrando uma grande mudança no cenário favorável ao atual governador.
“Claudio Castro aparece pela primeira vez na frente na série da Prefab, mas Freixo e Garotinho, bem próximos, provocam um cenário totalmente aberto”, avalia o professor Henrique Serra, diretor técnico do Prefab.
Veja os números do instituto Prefab para governador:
ESTIMULADA GOVERNADOR ESTADO DO RIO (JUNHO 2022)
- CLAUDIO CASTRO – 15,1%
- MARCELO FREIXO – 11%
- ANTHONY GAROTINHO – 10,1%
- RODRIGO NEVES (PDT) – 2,6%
- CYRO GARCIA – 1,9%
- EDUARDO SERRA – 1%
- PAULO GANIME – 0,7%
- FELIPE SANTA CRUZ – 0,5%
- MILTON TEMER – 0,4%
- GOMLEVSKY – 0,4%
- BRANCO/NULO – 24,6%
- NÃO SABE/INDECISO – 31,7%
Leia também:
Hospital São Lucas, em Copacabana, é atingido por incêncio e pacientes são retirados às presas
‘Rainha dos Reboques’ é alvo de operação contra fraudes em leilões
Jackson: Cesar Maia não é jogador para estar no banco
ESTIMULADA GOVERNADOR ESTADO DO RIO (MARÇO 2022)
- Marcelo Freixo – 15,4%
- Anthony Garotinho – 12,5%
- Claudio Castro – 11,0%
- Rodrigo Neves – 4,3%
- Felipe Santa Cruz – 0,6%
- Milton Temer – 0,5%
- Gomlevsky – 0,4%
- Paulo Ganime – 0,3%
- Branco/Nulo – 25,0%
- Não sabe/Indeciso – 30,0%
REJEIÇÃO GOVERNADOR
- CLAUDIO CASTRO – 7,9%
- MARCELO FREIXO – 18,8%
- ANTHONY GAROTINHO – 28,5%
- RODRIGO NEVES – 1,2%
- CYRO GARCIA – 1,9%
- EDUARDO SERRA – 1%
- PAULO GANIME – 0,3%
- FELIPE SANTA CRUZ – 0,4%
- MILTON TEMER – 1,6%
- GOMLEVSKY – 0,6%
- NÃO REJEITA NINGUÉM – 37,8%
Leia a pesquisa completa:
A pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-08448/2022 e foi sondagem presencial pelo método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), com amostra de 1.600 entrevistas em 80 pontos de coleta no estado, 2,4% de margem de erro e intervalo de confiança de 95%
SE ISSO FOR VERDADE, SOCORRO!!!
Sempre é possível favorecer é possível favorecer o cliente, colocando uma diferença que desaparece na margem de erro. Dessa forma, busca viabilizar Garotinho e criar uma falsa terceira via. Garotinho tem seus votos consolidados no interior, onde Freixo e os demais são inexistentes. Dessa forma, com 2,4 pp de margem de erro, Garotinho vai a 12,5%, o mesmo da última “pesquisa”, Cláudio Castro e Freixo somente invertem as posições, pois os números só não são identicos por 0,3 pp a menos para o líder de junho (o governador), ideal para puxar a margem de erro para 12,7% e igualar com Garotinho. Quem perde, de verdade, é Freixo, que caiu 4,4 pp. Engraçado é que uma mudança de cenário onde a intenção de voto é baixa ocorre, sempre, com redução de indecisos e brancos/nulos. Menos nessa pesquisa, onde ficaram estáveis. A mudança ocorreu, quase únicamente, entre eleitores que decidiram mudar o voto. Essa pesquisa é inovadora, em todo o mundo, pois demonstra a mudança de intenção de voto de quem já havia decidido votar, só mudou de candidato.
50% de nulos e indecisos. Ou seja, pesquisa que não quer dizer absolutamente nada.
Parece que o vídeo do Garotinho fez efeito. Sua rejeição vai caindo. Teremos surpresas até 02/10. Até porque, Castro vai aos debates. E vai ser difícil o Gago se mostrar mais capaz que Freixo e Garotinho na lábia.
Ou seja: fortes emoções até o último minuto nessas eleições.
Eu acho muito estranho os outros institutos não mostrarem o nome de Garotinho no questionário, porque será? Se ele é pré-candidato com o aval do partido, nada mais natural.
Só uma pergunta… do dia para noite Garotinho virou a opção mais viável de voto para o eleitor fluminense?