O governador Cláudio Castro (PL) esteve em Brasília, nesta segunda-feira (09/01), em reunião com governadores e representantes das 27 unidades federativas e os presidentes da República e do Supremo Tribunal Federal, em razão dos ataques de vandalismo ocorridos no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF), no último domingo (8).
Cláudio Castro destacou que a sua ida à capital federal reafirma a necessidade de unificação nacional e consolidação do apaziguamento social necessários para que o Brasil volte a caminhar rumo ao desenvolvimento.
“É um momento importante para mostrar maturidade política dos governadores que vieram em massa em apoio suprapartidário à democracia e às instituições. O país precisa ser unificado e os governadores deram um sinal de união federativa,” disse Cláudio Castro após a reunião em Brasília.
Após o encerramento da reunião, as autoridades presentes dirigiram-se ao prédio do STF para verificar os danos impingidos ao patrimônio público, especialmente no interior da edificação e plenário, ambientes que foram praticamente destruídos.
Para que atos semelhantes não ocorram no Rio de Janeiro, o governador se reuniu com representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário para a realização de um monitoramento em tempo real, de vias e prédios públicos e privados.
Na parte da manhã, Cláudio Castro se reuniu os secretários de Estado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para determinar que as forças de segurança monitorem as movimentações de manifestantes no Rio de Janeiro para evitar ataques ao patrimônio público e privado do Estado. O CICC não registrou nenhuma ação violenta no território fluminense.