Em nota divulgada na noite desta sexta-feira (07/01), o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que buscará auxílio do presidente da República para que o modelo de concessão do Aeroporto Santos Dumont , no Centro do Rio, seja repensado. Segundo o chefe do executivo estadual, o assunto poderá ser levado à justiça
Na nota, o governador fala que inúmeras tentativas de diálogo com o Ministério de Infraestrutura foram feitos acerca da melhor modelagem para o estado do Rio e para o aeroporto Santos Dumont.
Porém, o ministro Tarcísio Gomes optou por lançar uma modelagem de edital que “ameaça o hub logístico e o desenvolvimento do Estado”.
O governador ainda anunciou a criação de uma frente que vai unir esforços com a Prefeitura do Rio e de outros Poderes para “defender os interesses da população“.
Castro afirma que o objetivo é encontrar uma solução que garanta a rentabilidade e o fluxo de passageiros nos dois aeroportos da capital (Santos Dumont e Tom Jobim).
GIG valorizado = PIB RJ GIGante
Ação coordenada entre GIG e SDU levaria a um aumento de 4,5 bi no PIB fluminense.
Muitos cariocas e fluminenses não têm ideia do que é um hub forte. No acidente da TAM em Congonhas, autoridades quiseram transferir voos de Guarulhos pro Galeão. Na mesma hora empresários paulistas ameaçaram suspender obras de hotéis em Guarulhos, e o governo recuou.
Paulistas defendem os interesses deles muito bem. Vivem de enfraquecer o Rio, que naturalmente seria o hub principal do Brasil. Conseguiram transferir tudo pra lá e vivem falando que o Galeão é perigoso etc Tudo pra esvaziar nosso aeroporto.
Chegou a hora do Galeão ser valorizado por nós. Não só cobrando das autoridades melhoria no acesso e segurança, mas uma operação coordenada com SDU. Entendam: hoje SDU alimenta a economia paulista e esvazia a do nosso estado.
Valorizemos o Galeão.
Certíssimo.
Necessário retirar todo esse controle estatal, acabar com empresas que deveriam gerar lucro e só dão prejuízo na mão de políticos, mesmo que em 2018, tenha mudado essa balança… estado não pode ser monopolista em nenhuma frente, força, energia e etc..
Essa é uma questão espinhosa: o governo federal precisa do SDU para empacotá-lo junto a outros aeroportos deficitários e assim conceder tudo com algum valor. O governo estadual quer que SDU tenha outro escopo para levantar o GIG. Como aliar esses interesses é que são elas: a princípio a concessionária de GIG já sabia que SDU seria licitado um dia, não tem do que reclamar. E o governo do estado não deveria brigar com o federal em nome da concessionária. Enfim… imbróglio.