Cláudio Castro promete descentralizar o atendimento na rede estadual de saúde

Durante a vistoria, Cláudio Castro destacou que estão sendo reformadas 24 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em todo o território estadual

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cláudio Castro durante vistoria no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer / Divulgação

Durante a vistoria às obras de ampliação do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Centro do Rio de Janeiro, realizada nesta quinta-feira (08/09), o governador e candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL), anunciou que vai descentralizar o atendimento na rede estadual de saúde, através de um programa de reformas e inaugurações de unidades hospitalares. Castro ressaltou que, durante a sua chefia, o Governo do Estado investiu R$ 500 milhões na construção e intervenções de mais de 50 unidades de saúde. Ele citou o Instituto do Cérebro como exemplo deste trabalho.

Cláudio Castro destacou também que estão sendo reformadas 24 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em todo o território estadual. Em Nova Iguaçu, o governo está construindo o Rio Imagem. Belford Roxo terá uma unidade oncológica inaugurada em breve. Em Nova Friburgo, na Região Serrana, será entregue o Hospital do Câncer. Santo Antônio de Pádua; e Guarus, em Campos dos Goytacazes, também serão contempladas com dois novos hospitais.

“Vou colocar um fim nesta verdadeira Via Sacra que muitos pacientes do interior precisam enfrentar, encarando horas de estrada dentro de uma van, muitos deles bem debilitados, para conseguir atendimento na Região Metropolitana. Para isso, estou descentralizando o atendimento da Saúde, levando unidades hospitalares para todo o território. Investindo na saúde do interior, além de melhorar o atendimento nas demais regiões, desafogamos a rede de saúde da capital”, explicou Cláudio Castro.

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer Primeiro, que passa por obras desde junho, é primeiro centro do país destinado ao tratamento de doenças do sistema nervoso central. Com término das intervenções previsto para o final do ano, o Instituto já conta com bloco de enfermaria em fase avançada de construção. Já foram feitas melhorias nas instalações elétricas, além de adaptações nos laboratórios. Após as obras, o hospital terá 49 leitos de enfermaria e mais dez de CTI infantil.

Advertisement

“Para que o instituto atenda ainda melhor à população, estamos investindo R$ 6,7 milhões na ampliação da sua estrutura e na aquisição de novos equipamentos, o que vai aumentar a sua capacidade. Com a abertura dos leitos de enfermaria, podemos otimizar os leitos de UTI e, com isso, ampliar o número de cirurgias. Quanto mais investirmos em tecnologia e estrutura, melhor para a população”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer é chefiado por Paulo Niemeyer, melhor neurocirurgião do Brasil. A unidade é referência internacional no tratamento doenças do cérebro. Sob a direção Niemeyer, o Instituto tornou-se pioneiro na realização de cirurgia intrauterina em bebês com hidrocefalia, cardiopatias e outras doenças.

As informações são do site Agenda do Poder.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cláudio Castro promete descentralizar o atendimento na rede estadual de saúde
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui