Cláudio Castro vence no primeiro turno e se reelege governador do Rio de Janeiro

O atual governador derrotou Marcelo Freixo no primeiro turno, exatamente como previsto por pesquisa divulgada com exclusividade pelo DIÁRIO DO RIO

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cláudio Castro (PL) e comitiva durante visita à Pavuna, na Zona Norte da cidade / Divulgação

A eleição no estado do Rio de Janeiro terminou no primeiro turno neste domingo, 02/10. O governador Cláudio Castro (PL) teve 58,55% dos votos válidos, e venceu Marcelo Freixo (PSB), que terminou a eleição com 27, 47% votos. Ao contrário da maioria das pesquisas publicadas, com exceção da Prefab Future divulgada com exclusividade pelo DIÁRIO DO RIO.

Cláudio Castro, que era vice de Wilson Witzel, assumiu o governo do estado do Rio de Janeiro após o impeachment, em 2021.

Castro começou sua trajetória política em 2004 como chefe de gabinete do então vereador Márcio Pacheco, com quem seguiu para Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro até 2016, também como chefe de gabinete. Em 2013, trabalhou como assessor especial na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Castro deve encontrar uma situação fácil para governar. Seu partido, o PL, fez um número considerável de deputados, se somar toda a composição formada em torno de seu nome são 44 partidos. A oposição, que ficará com o PT, PSB, PCdoB e PSol, não será tão grande. O PSD de Eduardo Paes deve escolher o caminho do centro, o mesmo com o Cidadania de Comte Bittencourt.

Advertisement

Este governo deve ser diferente do anterior, primeiro que Castro precisou aprender a governar. Apesar da experiência como assessor, era vereador júnior, com 2 anos de trabalhos. Soma que era um vice, colocado no cargo depois de um escândalo, não é uma posição confortável. Agora chega ao poder tendo sido eleito no 1º turno, não é para qualquer um. Ele chega com um cheque em branco da população para seus primeiros meses.

Resta saber quando começa seu segundo mandato, nesta segunda-feira, após o 2º turno presidencial, ou em 1º de janeiro de 2023.

Carreira política

Ele foi eleito, em 2016 para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro com 10.262 votos, sendo o 56º candidato a vereador mais votado. Isso veio depois de uma primeira tentativa sem êxito em 2012, quando obteve 8.298 votos.

Vice-governador do Rio de Janeiro


Em 6 de agosto de 2018, o Partido Social Cristão (PSC) confirmou que Claudio Castro seria o candidato a vice-governador do estado do Rio de Janeiro na chapa de Wilson Witzel (PSC), e que a legenda não teria alianças na corrida pelo governo do estado. Em 28 de outubro de 2018, a chapa foi eleita no segundo turno das eleições com 59,87% (4.675.355) dos votos válidos, para um mandato de quatro anos.

Governador

Em 28 de agosto de 2020, Cláudio Castro assumiu interinamente o governo do estado do Rio de Janeiro em decorrência do afastamento do titular Wilson Witzel. Após o impeachment de Witzel, Castro assumiu o governo do estado definitivamente, em 1 de maio de 2021.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cláudio Castro vence no primeiro turno e se reelege governador do Rio de Janeiro
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Ele se elegeu apenas pq é do partido do meu presidente se fosse de outro partido ele não iria se eleger só votei nele pq é o menos pior pq o freixo nunca ….. Quem tivesse o número 22 nessas eleições iria levar com certeza digo isso. Agora vê se não nos decepcione hem

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui