Cleiton Rodrigues: A cidade só atingirá eficiência em mobilidade quando tarifas forem justas e os serviços, de qualidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Cleiton Rodrigues, cleitonsr@globo.com, é bacharel em Direito e articulador político do Democratas no Rio de Janeiro

Cleiton-Rodrigues1 O usuário do transporte público deve ser o primeiro foco de visão da administração pública quando se discute mobilidade urbana.

Um exemplo disso é o preço das passagens. No Rio de Janeiro, o transporte público é caro e ruim. Ou seja, não serão apenas novas vias ou corredores de ônibus ou de VLT que irão melhorar objetivamente a vida do carioca. É necessário mais sensibilidade para enxergar que o dia a dia do cidadão é bem diferente do que os cartazes publicitários mostram.

Advertisement

É preciso investir na infraestrutura de transporte sim, mas é preciso pensar no cidadão, no usuário, garantindo qualidade, mas também preços de tarifas que sejam justos. Preços justos e transporte de qualidade é que beneficiam a população e não apenas obras monumentais.

Curitiba tem um transporte público indiscutivelmente melhor do que o do Rio, só que o preço das tarifas são iguais. Ou seja, no Rio o carioca paga o mesmo que o cidadão de Curitiba para utilizar um transporte público pior. Corredores de BRT, VLT, Metrô, Barcas, enfim, todos os meios de transporte público não resolvem o problema do trabalhador, do estudante, do cidadão morador do Rio, apenas por existirem como opções diversas de mobilidade. É preciso mais, além de haver infraestrutura, os preços sejam justos, acessíveis. Só assim, com tarifas moderadas e qualidade plena do serviço é que daremos de fato um salto a frente para começarmos a mudar a cultura e a dependência ao uso do carro.

A Cidade Maravilhosa deveria ser um exemplo de eficiência em mobilidade urbana. Com seus quilômetros e quilômetros de lindas praias, parques, museus, teatros, bairros históricos, tudo poderia ser muito melhor aproveitando pelos cariocas e por nossos visitantes, com deslocamentos rápidos, com qualidade e preços justos. É assim em várias grandes cidades do Mundo, por que não pode ser aqui?

Nossa Cidade é grande no território e na beleza natural e para que nós possamos viver com mais liberdade essa grandiosa cidade, temos que ter direito de ir e vir com qualidade e tarifas justas, que atendam a todas as classes sociais sem prejuízo ao orçamento familiar.

O transporte precisa se adequar as necessidades do cidadão e não o cidadão se adequar as necessidades do transporte.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cleiton Rodrigues: A cidade só atingirá eficiência em mobilidade quando tarifas forem justas e os serviços, de qualidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui