Climatério terá atendimento específico em unidades de saúde do Estado do Rio

Alerj aprova projeto que garante atendimento especializado a mulheres no climatério em hospitais e postos de saúde do Estado do Rio; medida segue para sanção do governador.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Imagem gerada por Inteligência Artificial

Mulheres em estado de climatério ou pós-climatério terão direito a atendimento especializado na rede pública de saúde do Estado do Rio de Janeiro. A medida está prevista no Projeto de Lei 3.121/24, da deputada Marina do MST (PT), aprovado em segunda discussão pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) nesta terça-feira (25). O projeto segue agora para sanção do governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para aprová-lo ou vetá-lo.

PUBLICIDADE

O texto determina que os postos de saúde e hospitais públicos do estado capacitem regularmente os profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento do climatério e da menopausa, além de garantir acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado. Também será oferecido tratamento contínuo e individualizado às pacientes.

As unidades poderão ainda realizar palestras e campanhas de conscientização, a fim de informar as mulheres sobre essa fase e orientá-las quanto à busca por apoio médico e emocional.

A iniciativa complementa a Lei 9.249/21, que institui o Programa de Qualidade de Vida da Mulher durante o Climatério.

“Atualmente as mulheres mal conseguem tratamento para os sintomas da menopausa no sistema privado de saúde, já que poucos médicos têm a experiência e especialização nessa fase da mulher. No sistema público a situação é ainda mais precária, gerando um abismo de desigualdade entre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Climatério terá atendimento específico em unidades de saúde do Estado do Rioddr newsletter Climatério terá atendimento específico em unidades de saúde do Estado do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui