Ícone da música brasileira, Ney Matogrosso será o convidado especial da edição de abril do Clube de Leitura CCBB 2025, que acontece no dia 9 de abril, às 17h30, no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ). O artista participará de um encontro inédito ao lado do escritor e poeta Ramon Nunes Mello, autor e organizador do livro Vira-lata de raça – memórias, obra que retrata passagens marcantes da trajetória pessoal e artística de Ney.
A conversa terá mediação da curadora e escritora Suzana Vargas, e marca a primeira vez que Ney e Ramon debatem publicamente a publicação. A participação ocorre pouco antes da estreia do filme Homem com H, dirigido por Esmir Filho, que tem previsão de lançamento nos cinemas em maio e é baseado, em grande parte, no livro.
“Uma das propostas para o Clube de Leitura CCBB, em 2025, é pensar as diversas conexões que a literatura faz com todas as artes, entre elas a música”, afirma Suzana Vargas.
O livro, publicado em 2018, reúne cerca de 70 fotografias em preto e branco e apresenta uma narrativa íntima, construída a partir de conversas entre Ney e Ramon. O texto percorre momentos emblemáticos da vida do cantor, desde a infância e a relação conflituosa com o pai, passando pelos anos de sucesso com os Secos & Molhados, até sua constante reinvenção artística.
“Não havia uma intenção biográfica, de abarcar uma vida ou os cinquenta anos de carreira de um artista grandioso. O intuito era ter um diálogo profundo com Ney”, explica Ramon Nunes Mello, destacando que a amizade entre os dois começou em 2011.
O evento tem entrada gratuita, e os ingressos serão disponibilizados na bilheteria do CCBB RJ a partir das 9h da manhã do dia 9 de abril. Os vídeos do encontro ficarão disponíveis no canal do Banco do Brasil no YouTube.
Criado em 2022, o Clube de Leitura CCBB completa quatro anos em 2025, com uma programação que reforça os cruzamentos entre literatura, teatro, cinema e música. A edição deste ano acontece no momento em que o Rio de Janeiro recebe o título de Capital Mundial do Livro, e já tem confirmadas as participações de nomes como José Miguel Wisnik, Daniel Munduruku e Scholastique Mukasonga.
A biblioteca do CCBB RJ, onde ocorre o encontro, conta com mais de 250 mil títulos disponíveis ao público e recebeu mais de 126 mil leitores em 2024, consolidando-se como um dos espaços de maior circulação cultural da cidade.
“Ney é um artista e ser humano generoso, aberto ao diálogo, e sua presença no Clube é uma oportunidade rara para o público estar próximo de alguém que transita com autenticidade entre diferentes linguagens artísticas”, finaliza Ramon.