No dia 5 de maio de 1979, em uma casa do subúrbio carioca, João Nogueira e renomados compositores e cantores do samba se uniram para preservar as raízes da música brasileira. O que começou como um ato de resistência, hoje se tornou um legado de 45 anos de orgulho e dedicação. E para celebrar essa trajetória, no dia 5 de maio de 2024 (domingo), a Família Nogueira apresenta o Clube do Samba – A Grande Roda, na Cidade das Artes, em uma festa memorável.
O evento contará com shows completos de Diogo Nogueira e Xande de Pilares, dois expoentes do samba. No repertório, clássicos como “Clareou”, gravada por ambos os artistas, “Pé Na Areia”, “Fé em Deus”, de Diogo Nogueira, e “Só Depois” e “Coração Radiante”, de Xande de Pilares. Além dos shows, as tradicionais rodas de samba com Marina Iris e o cantor e compositor Didu Nogueira, sobrinho e braço direito de João no Clube do Samba, prometem animar o público. O evento também marcará o lançamento do livro “É Disso Que O Povo Gosta!”, de Paulo Henrique Noronha, repleto de depoimentos sobre João Nogueira e a história do movimento.
O Clube do Samba – A Grande Roda faz parte da celebração Clube do Samba 45 anos, um movimento especial que visa enaltecer o legado de João Nogueira e a importância do Clube do Samba para a música brasileira. As atividades incluem o baile, o bloco de carnaval e o musical “Através do Espelho”, dirigido por Gustavo Gasparani, além de um espetáculo voltado para o público infantil.
Serviço Clube do Samba – A Grande Roda:
- Data: 5 de maio (domingo)
- Horário: Abertura da casa às 16h
- Atrações: Shows completos de Diogo Nogueira, Xande de Pilares e rodas de samba com Didu Nogueira e convidados
- Local: Cidade das Artes (praça coberta) – Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22793-080
- Valores 1º lote:
- Pista: R$ 120,00 (inteira) / R$60,00 (meia)
- Pista Premium: R$ 190,00 (inteira) / R$95,00 (meia)
- Camarote 1: R$ 240,00 (inteira) / R$120,00 (meia)
- Ingressos: Vendas disponíveis na Sympla
O Samba é somente um subgênero que saiu do Choro Carioca.
Por que um subgênero musical (Samba) sobressaiu sobre o gênero principal (Choro Carioca)?