Cobra-coral e jiboia são resgatadas em Saquarema

Após ter sido checada a boa saúde dos animais, os dois foram reinseridos em área de reserva ambiental no município

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (18//05), os agentes da Guarda Ambiental de Saquarema realizaram o resgate de uma cobra-coral que estava no interior de uma residência, em Itaúna. No local, os agentes verificaram que se tratava de um macho, adulto, medindo 93cm, da espécie Micrurus aníbal, uma das três novas espécies identificadas no Brasil, conforme artigo científico publicado no início do ano.

A identificação da Micrurus aníbal pelos cientistas ocorreu a partir de uma serpente capturada no município de Saquarema, no entanto, a espécie não é endêmica, e pode ser localizada na região serrana, com florestas mais densas e na vegetação típica de restinga, como neste caso.

Ainda no final de semana, só que no domingo (19/05), a Guarda Ambiental foi acionada pela equipe do Aloha Spirit para o resgate de uma serpente no espaço do evento, no bairro Areal. Chegando ao local, os agentes constataram que se tratava de uma jovem espécie de Boa constrictor, popularmente conhecida como Jiboia, pesando 836 gramas e medindo 58cm.

Advertisement

Após ter sido checada a boa saúde dos animais, os dois foram reinseridos em área de reserva ambiental no município.

A guarda ambiental destaca a importância ecológica das cobras, salientando sua função no controle da superpopulação de animais transmissores de doenças, como os ratos. E a Secretaria de Segurança, através da Guarda Ambiental, alerta à população sobre a importância de não manipular animais silvestres, pois o contato sem a constatação do seu estado sanitário pode ser prejudicial à saúde.

Em caso de avistar espécimes em situação de risco, a orientação da prefeitura de Saquarema é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 ou do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br e solicitar o resgate. No caso de cobras, as instruções são manter o afastamento, isolar a área e acionar a Guarda.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cobra-coral e jiboia são resgatadas em Saquarema
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui