Cobrança por reparo de luminárias cresce em mais de 120% na cidade do Rio em relação ao ano passado

Os dados são da Central 1746

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

A prefeitura do Rio de Janeiro registrou 34.556 pedidos para reparo de luminárias na cidade entre janeiro e maio deste ano. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 123,4% de solicitações para esse serviço. Nos primeiros cinco meses de 2023, foram contabilizados 15.466 chamados para que o poder público municipal agisse nessa questão. As informações são da Central 1746.

A Central 1746 disponibiliza relatórios atualizados regularmente em sua plataforma. Em termos de demanda, o levantamento mostra que o pedido para reparo de luminárias se tornou um dos serviços mais cobrados pelos cariocas. Até o momento, é o terceiro mais solicitado, atrás de pedidos referentes a fiscalização de estacionamento irregular (65.824) e remoção de entulho e bens inservíveis (47.282). No mesmo período do ano passado, o reparo de luminárias era o sexto serviço mais acionado na Central 1746, com registros de solicitações somente a partir de março.

A frequência de pedidos para reparo de luminária apresentou maior volume em abril (7.244). Até a última atualização dos dados no dia 30 de maio, foram 6.225 chamados para atendimento em maio. Proporcionalmente, esta demanda representa 8,94% do volume total de serviços feitos pelo executivo municipal.

Advertisement

O aumento de pedidos feitos à Central 1746 também esteve acompanhado de uma redução no número de reclamações em relação ao serviço. Queda de 3,1 pontos percentuais entre janeiro e maio de 2024 em comparação com o mesmo período no ano passado. No entanto, o reparo de luminárias é o sétimo serviço mais criticado pelos moradores da cidade do Rio, com 7,4% de reclamações. Esse valor está significativamente acima da média de reclamações à central de ouvidoria da Prefeitura (3,9%).

Em termos geográficos, a zona oeste do Rio concentrou 48,1% do total de solicitações referentes ao serviço de reparo de luminárias (16.620). A zona norte apresentou 12.191 pedidos de fiscalização entre janeiro e maio deste ano. As regiões do centro e centro histórico da cidade apresentaram 2.306 chamados para esse serviço, enquanto a zona sul soma 2.001 denúncias.

Criada em 2011, a Central 1746 representa a central única de teleatendimento da prefeitura do Rio. Através deste número, é possível solicitar troca de lâmpada, denunciar focos de dengue, solicitar poda de árvores, entre outros serviços. Todas as solicitações possuem um prazo pré-estabelecido para serem atendidas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cobrança por reparo de luminárias cresce em mais de 120% na cidade do Rio em relação ao ano passado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui