Código Ambiental municipal da cidade de Itaguaí obtém vitória contra CSN

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Na batalha pelo alvará de funcionamento o Sepetiba TECON, terminal da CSN, impetrou Mandado de Segurança em 15/07/2023 contra o município de Itaguaí. A empresa obteve uma liminar concedida pela justiça, ordenando que seu alvará fosse emitido em 10 dias.

Advertisement

Leia também

Conheça seis motivos para investir em uma pós-graduação

Aeroporto Santos Dumont pode ser fechado durante o G20, em novembro

O Município de Itaguaí recorreu tecnicamente da decisão que concedeu a liminar e obteve êxito no efeito suspensivo.

“É importante destacar que a polêmica ambiental dessa empresa remonta a 2021 e é marcada por um extenso passivo ambiental: descumprimento de condicionantes de licença, falta de monitoramento da qualidade de efluentes e o acondicionamento irregular de resíduos sólidos. Tais irregularidades levaram à interdição do Sepetiba TECON e criaram um impasse que coloca em xeque a prioridade ambiental do município”, destacou o prefeito Rubens Vieira.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Planejamento de Itaguaí, Antonio Marcos Barreto, somente com leis ambientais municipais sólidas e órgãos atuantes será possível evitar ou minimizar tragédias ambientais, protegendo com eficácia o meio ambiente e as comunidades locais.

“Itaguaí, ao possuir um código robusto, confronta desafios locais de forma específica, em contraste com as legislações genéricas federais e estaduais. Exemplos recentes em Maceió, Brumadinho e Mariana revelam as consequências de não dispor de uma estrutura legal e órgãos ambientais vigorosos. Num cenário onde a natureza clama por defensores, a legislação ambiental municipal de Itaguaí emerge como uma poderosa voz em prol da preservação”, disse o secretário.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Código Ambiental municipal da cidade de Itaguaí obtém vitória contra CSN

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui