O Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) suspendeu, na última sexta-feira (13/12), o sorteio público para a admissão de novos alunos em 2025. Em comunicado oficial, por meio das redes sociais, a instituição informou que, durante uma apuração interna, foi identificado um erro no cadastramento dos candidatos no sistema de sorteio das vagas de ampla concorrência, referente aos editais nº 797, 801, 798 e 802, realizados em 27 de novembro. Os demais sorteios estão corretos e validados.
Segundo a instituição, o erro no processo de cadastramento prejudicou candidatos não sorteados para as vagas destinadas às ações afirmativas, uma vez que esses estudantes não foram incluídos no sorteio das vagas de ampla concorrência, como havia sido indicado no momento da inscrição.
“O artigo 7º, §2º, da resolução CFCH/CONDIR-CAP/UFRJ Nº 308, de 17 de setembro de 2024 estabelece que os candidatos inscritos nos grupos de cotas que não forem sorteados em sua modalidade, poderão participar do sorteio de vagas na ampla concorrência”, esclareceu por meio de nota.
O Colégio destacou que todos os candidatos já inscritos nas modalidades de ampla concorrência (AC1, AC3, AC6 e AC), assim como todos os candidatos inscritos e não sorteados nas modalidades de ação afirmativa (PPIR3, CS3, PCDR1, PPIR1, CS1, PPIR6, PPIP6, PCDR6, PCDP, EP, PPIR, PPIP e CS) estarão aptos a concorrer ao novo sorteio.
“Importante justificar que é de responsabilidade da instituição corrigir seus próprios atos, quando percebidas inconsistências em seus processos. Portanto, tal decisão se faz urgente e necessária”, ressaltou.
O sorteio, feito por meio do canal no Youtube do CAp-UFRJ, seleciona alunos para a Educação Infantil 2, Educação Infantil 3, 1° ano do Ensino Fundamental, 6º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio.
A data dos novos sorteios para preenchimento das vagas indicadas da ampla concorrência será divulgada em breve no site oficial do Colégio de Aplicação.